Vozes da periferia - Banco de redações


Rolezinhos

Enviada em: 14/02/2014

Status:

Corrigida
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Vivemos numa sociedade onde, felizmente para alguns e infelizmente para outros, há convenções sociais sobre comportamento. Isso não há como ser negado. Vivemos sob uma ditadura de regras em nosso dia-a-dia. Mas, como para tudo em nossas vidas, há um motivo para isso.

Nos últimos dois meses um fenômeno vem ocorrendo (no) Brasil. Denominado "rolezinho"(,) trata-se de grupos de centenas de jovens adolescentes que se vestem de forma parecida, entram em shoppings centers ouvindo funk e passeando e(,) que assim(,) acabam chamando a atenção de todos nos centros comerciais por não ser um comportamento comum aos que vão aos shoppings. Essa atitude teve início na cidade de São Paulo e(,) através de redes sociais(,) acabou se estendendo a outras cidades do país.

O debate que vem sendo levantado é que, esses jovens, advindos das zonas periféricas das cidades e em sua maioria negros, despertam medo e insegurança entre os lojistas e clientes que frequentam os centros comerciais. Isso por causa de um (pré) conceito - que já atravessou séculos e está arraigado em nossa sociedade - de marginalização daqueles que não estão incluídos na pequena "elite" financeira, hoje frequentadora de shoppings centers. 

Então cabe realmente a essa "elite" decidir quem frequenta ambientes públicos e quem não deve frequentar? Se assim fosse, shoppings não estariam abertos a todos e iríamos regredir, voltando a um dos primeiros modelos de sociedade existente, onde negros e pessoas de baixa renda não frequentavam lugares onde os "ricos" estariam.

Não precisamos assumir um lado. O que deve ser repensado é o por que da criação de templos de consumo elitizados, onde habitantes da periferia não são vistos com bons olhos. E que sociedade é essa em que vivemos, onde a classe trabalhadora é discriminada em detrimento da classe alta.

Comentários do corretor


Atenção para a pontuação do texto e a grafia correta das palavras, além da coesão textual.

Sua redação apresenta uma visão crítica e um questionamento pertinente sobre o assunto. Porém, os textos de apoio poderiam ter sido melhor utilizados para citar fatos, opiniões de envolvidos, entre outros elementos que agregam à discussão proposta.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente