Um novo pensamento - Banco de redações


Rolezinhos

Enviada em: 14/02/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

 Estamos presenciando atualmente as manifestações que estão acontecendo das grandes às pequenas cidades. 

 São adolescentes que tem têm um objetivo em incomuns comum, pertencentes em a um grupo social com condições financeiras baixas, e que vivem em uma sociedade que é capitalista, e(,) com índice de analfabetismo relevante, os mesmos estão fazendo manifestações com maior frequência para que com isso consigam ter os seus direitos garantidos por leis.*

 Os jovens estão se comunicando através das redes sociais e planejando os locais onde serão reivindicados os seus direitos. Os rolezinhos, por exemplo, estão sendo um manifesto atual organizado por adolescentes(,) especialmente os da zona leste de São Paulo, nos shopping centers. Os responsáveis pelos empreendimento do shoppings não concordaram com as práticas dos rolezinhos e argumentaram que temiam as infiltrações de pessoas mal intencionadas. Sendo que os mesmos entraram com um processo na justiça contra essa pratica.

 Concluímos que esta ação, apesar de trazer benefícios à população, gera também um desconforto, pois o local escolhido pelos manifestantes não é adequado a práticas desta natureza, uma vez que é privativo. Esta ação poderia acontecer em locais públicos e sem a ação de vândalos. 

Comentários do corretor


* Quem são os analfabetos? Na introdução não parece que o texto está dissertando sobre os rolezinhos, mas sim sobre manifestações comuns, de rua. Ainda assim, seria inapropriado afirmar que são analfabetos, tanto nos rolézinhos quanto nas manifestações, a maioria são estudantes. Atenção à veracidade das informações e à coerência com o tema proposto.

Houve falta de foco no tema, além do mesmo ter sido abordado de forma superficial, com poucos argumentos embasados. A discussão a respeito ficou rasa. Leia mais, informe-se e reflita antes de escrever seu texto.

Atenção também para a grafia correta das palavras.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 0.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 3.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente