A febre dos Rolezinhos - Banco de redações


Rolezinhos

Enviada em: 13/02/2014

Status:

Corrigida
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Os constantes encontros, de adolescentes, em shopping  centers. (,) os chamados "Rolezinhos", dividem opiniões. (Foram) Criados por Mcs, apenas como forma de protestar, contra um projeto de lei, que pretendia proibir a realização de bailes funk na cidade, de São Paulo. Mas, mesmo com o projeto vetado, os encontros continuavam sendo promovidos, ganhando cada vez mais força, por meio das redes sociais.

Milhares de adolescentes vão a esses encontros, promovidos no FACEBOOK, embora à a maioria busque apenas rever os amigos, fazer amizades, paquera e comer na no Mc donalds, ainda assim, alguns aproveitam da oportunidade para furtar, atrapalhar a paz pública e bagunçar.

Os jovens, populares por terem muitos seguidores, nas redes sociais. (,) São as atrações do Rolezinho, (.) com muito estilo e personalidade forte, ganham fama. Consequentemente, arrastam multidões, para os centros comerciais.

 Em são Paulo a justiça concedeu liminar, para proibir à a realização dos rolezinhos, alegando falta de estrutura dos Shoppings, para receber grande massa de pessoas, (.) a preocupação maior e é com a falta de saídas de emergência, a tragédia na boate KISS resume bem como é importante rotas de fuga.

A proibição dos Rolezinhos bate de frente, com o direito de ir e vim, (.) em um país democrático como o Brasil(,) é inadmissível ter que passar por uma triagem, com critérios do tipo: "você mora na favela? Então, não pode passar". A segurança pública deve agir com inteligência, capacitando os policiais para garantirem a segurança, sem que haja conflito(,) e o governo (deve) construir outros locais de fácil acesso, para os jovens que querem sair, de trás do computador.

Comentários do corretor


Faltam alguns elementos de coesão no texto, como conjunções, mas no geral é possível entender o que se quer dizer e a mensagem faz sentido. 

Atenção para a pontuação do texto. Use ponto final somente depois que um raciocínio for finalizado e atenção também às vírgulas. A leitura frequente ajuda a pontuar melhor os próprios textos.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente