Dar um "rolé"? - Banco de redações


Rolezinhos

Enviada em: 13/02/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE


            Sociedade, jovens, tudo interligado numa era pós-moderna de interações sociais e status; eventos marcados por redes de comunicação causam polêmicas nacionais.

            Noticiários, uma nova ideia de sair com amigos (amigos virtuais); marcados a partir de redes sociais uma grande massa de jovens dirigem-se a shoppings causando perturbações na classe dominante, a mídia embarca num conceito que destitui um meio juvenil de interação. Ausência de vandalismo, um “rolé” descontraído que idealiza um movimento de outrora; uma análise contraditória e fragmentada trazendo diversas interpretações. Um episódio de tal magnitude pode ser considerado pirraça, mas também interação com o meio exterior onde a ideologia social é ignorada, claro que o censo critico em certos pontos fala mais alto. A alienação vem sendo lançada pela mídia, atingindo telespectadores, implantando ideias sociais que não são erradas, mas em alguns casos alteradas por influência do ibope.

            Parâmetros estabelecidos, talvez estejam sendo quebrados? Diria que não, apenas modernizados, aperfeiçoados nas interações com novas pessoas e consequentemente com ideologias impostas. Aparentemente considerado por alguns um problema, diria que alguns métodos adotados possam auxiliar no manuseio de tantos “rolés”, criando espaços dedicados ao mesmo, tais como implantação de palestras nas escolas pondo em discursão discussão o assunto e ponderando quais atitudes são necessárias para que haja uma boa aceitação do público.

Comentários do corretor


Antes de discorrer e divagar sobre o assunto, faltou localizar o leitor. Do que se trata o texto? O que são os rolézinhos? Como o fenômeno começou? Do modo como foi escrito, o texto ficou solto, desconexo, sem um sentido claro.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 0.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 4


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente