Os populares "rolezinhos" surgiram da ideia de conhecer pessoas que são fãns da mesma banda ou cantor e são encontros de jovens ,na maioria das vezes,da perifería,que se reúnem em grupos e vão aos shoppings da cidade.Esses encontros são marcados pela rede social,o que acaba espalhando a notícia em um âmbito ainda maior.Os jovens entram pacificamente nos locais de encontro,mas,depois,costumam promover correria,assustando os lojistas e frenquentadores do local.
Esses encontros são geralmente organizados pelo Facebook,e com frequência envolvem subir e descer correndo por escadas rolantes.Acompanhado de muita gritaria,namoro e as cantorias de canções de funk brasileiros esses acabam envolvendo muitos jovens da periferia ,porém vestidos com roupas de marca.Segundo os participantes,o encontro seria como uma festa ,mas em lugar público,várias pessoas se conhecem no local e se divertem.
Contrapondo-se a a à ideia de diversão,para a polícia e donos de lojas dos centros comerciais,esses encontros não significam nenhuma diversão.A reunião de muitas pessoas,simultâneamente,causa a dificuldade de manter a ordem e o controle do local.Para os shoppings ,essas reuniões têm causado uma perda de mais ou menos 25% das suas vendas e muitas das lojas acabam não abrindo as portas com medo do que se pode acontecer.
Portanto,verifica-se um grande contraste na opinião dos jovens e dos policiais e lojistas.Os jorvens devem se conscientizar das consequências que podem ser causadas com esses passeios pra lá de divertidos em sua visão.Mas a polícia e donos das lojas devem ,também,deixar de lado certos preceitos criados diante das pessoas da periferia,as quais na maioria das vezes interpreta as suas ações erradamente.
Comentários do corretor
Atenção ao uso da crase, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural). O texto aborda o tema proposto, porém fica a sensação de que a conclusão poderia ter sido melhor elaborada, para que o texto saísse do "lugar comum".
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |