As lutas pelas práticas culturais não são um fenômeno novo em tempos modernos. Seu envolvimento esteve ligada ligado ao Período Escravocrata no Brasil. Negros e indígenas foram proibidos de praticarem hábitos culturais no meio ao qual foram inseridos. No entanto, sucessivas lutas os tornaram enraizados na identidade de um povo brasileiro.
Embora enraizados, a negação relacionada à miscigenação e preconceito quanto ao nível de classe são as razões de tumultos e protestos em frente aos shoppings de algumas cidades de São Paulo. Os jovens de uma periferia, predominantemente negra, são os alvos de uma sociedade capitalista e consumista. Seguranças foram colocados na entrada de um shopping e baseados nos seus critérios decidiam quem entrava, ou seja, recusavam aqueles que não seriam bem vistos às elites. Os adolescentes são de uma periferia, mas estão na cidade frequentando lugares como qualquer outro cidadão. Portanto, as manifestações peculiares de seu meio, trazidos para o âmbito público ou privado - dentro dos limites - é um direito que cabe a eles.
Apesar de o shopping ser um espaço privado, ele é aberto ao público sem direito à seletividade social e discriminação racial. É livre a comercialização, portanto, a livre iniciativa e empreendedorismo. Centros comerciais entraram com liminares para evitar que os atos culturais fossem realizados. Todavia, o poder judicial não atenderam atendeu a todos os casos. O simples fato de realizar reuniões não pode ser criminalizado. Se os jovens pertencentes a essas reuniões praticarem algum crime, o poder público possuem possui leis suficientes para puni-los.
Logo, o que temos são leis visíveis a favor dos direitos humanos e que são desrespeitadas por parte da elite conservadora do nosso país. É preciso uma restauração nas leis que caminham para o regresso. E não permitir que a raíz da nossa identidade nacional seja cortada pela minoria.
Comentários do corretor
A reflexão sobre o assunto foi feita de forma crítica, porém observe que em momento algum o leitor, que não teve acesso à proposta, confirma o fato do texto explorar o rolézinho. Faltou isso na introdução para situar o leitor sobre o tema proposto.
Atenção à concordância de número (singular e plural).
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |