Os rolezinhos surgem ganhando destaque no noticiário brasileiro devido a supostos delitos (praticados) por alguns participantes, como, tumultos, furtos e agressões. Por outro lado, o fenômeno é analisado por sociólogos e professores de ensino superior como significado um “Apartheid” desigualdade racial nos país.
(Os rolezinhos) São encontros simultâneos de centenas de pessoas em locais como praças, parques públicos e shoppings, marcados quase sempre por meios de redes sócias sociais como “Facebook”, com o propósito de se divertirem.*
(Em) Lugares privados, como, os shoppings(,) onde que são bastante movimentados, os lojistas ficam assustados com o aglomerado de Jovens de classe baixa, e são observados os observam com olhares de exclusão pelo modo de se vestirem, fecham os comércios mais cedo apresentando um prejuízo no faturamento.
O rolezinho não pode acabar, é uma formar de lazer da sociedade, o que pode diminuir é o índice de violência em eventos públicos, com a capacitação de mais policias com armamento mais reforçado, equipamentos de segurança em locais mais mobilizados.
Comentários do corretor
*Quem marca esses rolezinhos? Explore o assunto, situe melhor o leitor do texto.
O texto aborda o tema proposto de forma superficial. Explore melhor os textos da coletânea, pesquise sobre o tema, traga dados, faça citações de falas dos envolvidos, enfim, trabalhe com mais dedicação e afinco para escrever um texto interessante, que fuja do senso comum.
Atenção para a grafia correta das palavras.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |