A constituição federal Constituição Federal nos garante o direito a à liberdade. Contudo parece que isso não acontece na prática. O mais recente movimento de identidade juvenil denominado "rolezinho”, indica uma falta de comunicação entre governo, gestores de locais públicos e seus cidadãos mais jovens.
Esses Estes se organizam através das redes sociais para uma diversão em lugares públicos, um dos quais os shoppings centers são seus lugares preferidos. O"rolezinho" é composto de elementos atrativos aos jovens: música, curtição e paquera.
Esse encontro representou uma ameaça aos lojistas que dizem que esse passeio é uma via fácil para possíveis arrastões. Utilizando-se de direitos comuns a todos nós, eles conseguiram autorização judicial para barrar esse tipo de encontro.
Frequentemente diz-se que os 'jovens são o futuro da nação' mas o que realmente acontece é que aqueles de classes menos favorecidas acabam sendo deixados para trás, e muitas vezes não conseguem exercer seus direitos como cidadãos. Selecionar quem entra em um local público é segregar em pleno século XXI. Fica claro que tais jovens desejam expressar-se, ainda assim é necessário regras ao conviver em grupo.
O ex-presidente* Nelson Mandela disse sabiamente que(,) ao conversar com o homem em sua própria linguagem(,) atingimos seu coração. É necessário um diálogo claro e explícito, esses "rolés" podem ser direcionados para locais específicos do shopping como a praça de alimentação(,) por exemplo, (.) se determinados comportamentos causam desconforto(,) estes devem ser contornados com a criação de um pessoal autorizado(representando a gestão)que dê instruções e contribua para o bem estar dos que estiverem no local.
Comentários do corretor
*ex-presidente de onde? Do modo como foi escrito, fica parecendo que ele é ex-presidente do Brasil. Especifique.
Atenção para a grafia correta das palavras, o uso da crase e a pontuação. Seu texto explora o tema proposto, porém de forma superficial. Cite fatos, use citações dos envolvidos nos rolezinhos, demonstre que pesquisou sobre o assunto antes de escrever.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |