Passeio Segregado - Banco de redações


Rolezinhos

Enviada em: 12/02/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

 

 A constituição federal Constituição Federal nos garante o direito a à liberdade. Contudo parece que isso não acontece na prática. O mais recente movimento de identidade juvenil denominado "rolezinho”, indica uma falta de comunicação entre governo, gestores de locais públicos e seus cidadãos mais jovens.

 Esses Estes se organizam através das redes sociais para uma diversão em lugares públicos, um dos quais os shoppings centers são seus lugares preferidos. O"rolezinho" é composto de elementos atrativos aos jovens: música, curtição e paquera.

 Esse encontro representou uma ameaça aos lojistas que dizem que esse passeio é uma via fácil para possíveis arrastões. Utilizando-se de direitos comuns a todos nós, eles conseguiram autorização judicial para barrar esse tipo de encontro.

 Frequentemente diz-se que os 'jovens são o futuro da nação' mas o que realmente acontece é que aqueles de classes menos favorecidas acabam sendo deixados para trás, e muitas vezes não conseguem exercer seus direitos como cidadãos. Selecionar quem entra em um local público é segregar em pleno século XXI. Fica claro que tais jovens desejam expressar-se, ainda assim é necessário regras ao conviver em grupo.

O ex-presidente* Nelson Mandela disse sabiamente que(,) ao conversar com o homem em sua própria linguagem(,)  atingimos seu coração. É necessário um diálogo claro e explícito, esses "rolés" podem ser direcionados para locais específicos do shopping como a praça de alimentação(,) por exemplo, (.) se determinados comportamentos causam desconforto(,) estes devem ser contornados com a criação de um pessoal autorizado(representando a gestão)que dê instruções e contribua para o bem estar dos que estiverem no local.

 

Comentários do corretor


*ex-presidente de onde? Do modo como foi escrito, fica parecendo que ele é ex-presidente do Brasil. Especifique.

Atenção para a grafia correta das palavras, o uso da crase e a pontuação. Seu texto explora o tema proposto, porém de forma superficial. Cite fatos, use citações dos envolvidos nos rolezinhos, demonstre que pesquisou sobre o assunto antes de escrever.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente