As redes sociais possuem uma ampla capacidade de comunicação e, todas as classes socias aderiram à a elas. No entanto, através desta facilidade despertou-se a discriminação social nas classes mais altas, devido aos "rolezinhos" marcados em locais frequentados pelas mesmas.
Apesar dos shopping centers serem um ambiente privado, este é aberto ao público consumidor e, os frequentadores dos "rolezinhos"(,) embora sejam da periferia(,) são trabalhadores e consumidores. Contudo, os lojistas e a alta classe os rotula como sendo uma ameaça para a segurança local e para o mercado consumista consumidor.
As diferenças econômicas existem em qualquer lugar do mundo(,) mas, isso não é critério para diferir e selecionar os ambientes frequentados por classes distintas. O preconceito gera exclusão por alimentar a ideia de superioridade entre os indivíduos(,) o que acarreta a difícil convivência. Consequentemente o desenvolvimento social do país é afetado(,) já que as duas classes não conseguem conviver em um mesmo ambiente.
Assim, sendo os "rolezinhos" um encontro de jovens da periferia que também são trabalhadores e consumidores, os lojistas e as classes mais altas não têm o direito de reprimi-los e rotulá-los. O preconceito prejudica a convivência entre as diferentes classes(,) assim como o desenvolvimento social do país.
Comentários do corretor
Atenção para a escolha coerente dos termos, a pontuação e a concordância de número (singular e plural).
O texto denota uma visão crítica sobre o embate de classes, o que é positivo, porém faltou trazer mais elementos do rolezinho para a discussão. Usar uma fala de algum dos participantes, por exemplo, e expor o pensamento da Alshop, é uma sugestão que enriqueceria o texto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |