Muito se discute, recentemente,* a cerca acerca das manifestações sociais. Principalmente, aquela com o intuito de levar à tona a inclusão social no cenário brasileiro: “Os Rolezinhos”. De um lado, (a) parcela de uma sociedade egocêntrica e individualista tenta criminalizar o movimento, por outro lado, uma população mais consciente da necessidade dessa iniciativa, sobretudo quando o assunto é relevante para um desenvolvimento para a nação como um todo.
A frase de Eça de Queiroz: “Mais dói uma dor de dente, que uma guerra na China.” traduz, com efeito, o pensamento de uma burguesia elitista brasileira sobre o assunto ora em questão. Uma sociedade capitalista e individualista que não se importa pela situação de exclusão de seu semelhante, mas sim pelo desenfreado consumismo e lucro.
Ademais, faz-se importante salientar o fundamental papel que o Governo governo tem em situações como essa. Não é decretando medidas provisórias na justiça para que jovens, preconceituosamente, estigmatizados(,) sejam barrados, de forma arbitrária, nos “templos da elite”. Mas sim, melhorando a qualidade e estrutura do ensino público, e com ações públicas afirmativas.
Além disso, é inaceitável que o Estado continue ausente em um processo de inclusão dessa minoria. Fenômeno como esse - Os Rolezinhos - é um passo de suma importância, porém não derradeiro para que a nação desperte e tome conhecimento da realidade vivida por dezenas de brasileiros.
É necessário, portanto, políticas afirmativas mais contundentes e decisivas no que toca a inclusão dos menos favorecidos, e é mister colocar a educação em patamar de transformação para que haja uma significativa mudança. Só assim, teremos um: “Brasil(,) um país de todos”.
Comentários do corretor
*O uso do termo presente em "muito se discute" já denota que a discussão é feita neste período, portanto o recentemente torna-se redundante.
Bom texto! Descreve bem o que são os rolezinhos e analisa o tema de forma crítica e sentível, com argumentos bem elaborados e convincentes. No entanto, é preciso ter atenção quanto à pontuação e a grafia correta das palavras.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |