Reivindicando espaços - Banco de redações


Rolezinhos

Enviada em: 12/02/2014

Status:

Corrigida
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  O fenômeno denominado" rolezinho" repercutiu no cenário nacional,entre dezembro de 2013 e início de 2014.Aparentemente,passa a imagem de uma bagunça de jovens em grandes shoppings,mas ele reflete sérios problemas por que pelos quais passa o país,como a falta de espaços para o lazer público e a discriminação social em espaços elitizados.Dessa forma,convém interpretar o movimento com mais veemência.

Os rolezinhos questionam a segmentação social presente nos shoppings centers.Isso,porque o perfil dos frequentadores destes locais é formado,em sua maioria,por pessoas brancas e ricas.Dessa forma,quando jovens da periferia marcam encontros com a aglomeração de muitas pessoas,há um rompimento com o padrão de consumidores desses centros de compras.

 Ademais,esse movimento questiona a falta de ambientes de lazer ao acesso de todos.Isso,porque um jovem pobre, que não dispõe de recursos para frequentar locais como shoppings,fica restrito ao seu ambiente,ou seja,marginalizado.Além disso,esse jovem,com frequência,sofrerá discriminação pela sua condição social,a qual é vista como destoante daquela esperada.Com isso,é preciso criar políticas públicas que invistam nesse sentido.

 Outra questão refletida a partir da ocorrência desse movimento é o uso das redes sociais como veículo para movimentos sociais.Isso acontece,sobretudo,porque os rolezinhos são marcados pelas redes virtuais,a fim de que haja uma maior participação de jovens.Dessa forma,esse fator merece um destaque quando as políticas públicas forem elaboradas.

 Portanto,este movimento pode ser visto como uma conscientização da sociedade brasileira quanto ao uso de seus espaços,cada vez mais,restritos a uma parcela social.Necessita-se,pois,da elaboração de políticas públicas que visem a uma maior reutilização dos espaços,como a elaboração de leis que determinem aos donos de estabelecimentos comerciais a destinação de parte dos lucros para investimentos sociais,como a criação de espaços* acessíveis para a divulgação da arte e dança de jovens da periferia.

Comentários do corretor


*Atenção para a repetição de termos, que torna o texto redundante. Busque sinônimos.

Bom texto! Explora o tema proposto de forma coerente e crítica, além de demonstrar que houve pesquisa prévia sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente