E o que é esse tal de Rolezinho? - Banco de redações


Rolezinhos

Enviada em: 12/02/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Rolezinho é uma manifestação que sempre ocorreu em shoppings(,) embora com uma quantidade menor de indivíduos. Até a música do Mamonas Assassinas, cantada nos anos 90 dizia “esse tal choppis shoppis center é muito legalzinho, pra levar as namorada e dar uns rolezinhos”. Com o surgimento das redes sociais, esses encontros puderam ser marcados com diversas turmas, o que acabou transformando um passeio inocente em uma grande massa de adolescentes festejando.

Os adolescentes têm o objetivo de se divertir, conhecerem uns aos outros e escutar música alta nessas reuniões.  Não configura um movimento político conforme muitos pensaram no início. Eles são a nova classe C, que antes das políticas sociais, só conseguiam comprar o básico para a sobrevivência e agora têm maior poder de compra.  A ostentação de suas roupas, tênis de moda e de celulares de última geração é o que importa a eles.

Os shoppings centers, apesar de venderem a imagem de locais públicos, e ser proibida a seleção da entrada de pessoas por caracterizar preconceito, são propriedades privadas e seus donos podem fechar suas portas se o comércio for ameaçado. Estas multidões de 200, 300 jovens podem causar confusão e sair do controle, ademais existe o receio que agregados mal intencionados seriam capazes de realizar furtos e vandalismos. Logo, estes locais preferem bloquear a entrada a negociar com esses adolescentes que paradoxalmente são seus bons clientes.

Concluo que* estes grupos querem se divertir em um local amplo e seguro. A idéia é que shoppings não recebam grupos tão grandes e eles tenham outros lugares de confraternização. (O) Estados podem disponibilizar áreas de lazer, como parques ou praças, para atender às expectativas deles. Com isso não ameaçam a segurança dos lojistas e nem deixam os adolescentes sem suas festas.

Comentários do corretor


*Evite marcas de pessoalidade no texto dissertativo.

O texto descreve bem o movimento e discute suas possíveis vertentes e interpretações de forma coerente. Parabéns!

Continue exercitando sua escrita!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente