Rolezinho é uma manifestação que sempre ocorreu em shoppings(,) embora com uma quantidade menor de indivíduos. Até a música do Mamonas Assassinas, cantada nos anos 90 dizia “esse tal choppis shoppis center é muito legalzinho, pra levar as namorada e dar uns rolezinhos”. Com o surgimento das redes sociais, esses encontros puderam ser marcados com diversas turmas, o que acabou transformando um passeio inocente em uma grande massa de adolescentes festejando.
Os adolescentes têm o objetivo de se divertir, conhecerem uns aos outros e escutar música alta nessas reuniões. Não configura um movimento político conforme muitos pensaram no início. Eles são a nova classe C, que antes das políticas sociais, só conseguiam comprar o básico para a sobrevivência e agora têm maior poder de compra. A ostentação de suas roupas, tênis de moda e de celulares de última geração é o que importa a eles.
Os shoppings centers, apesar de venderem a imagem de locais públicos, e ser proibida a seleção da entrada de pessoas por caracterizar preconceito, são propriedades privadas e seus donos podem fechar suas portas se o comércio for ameaçado. Estas multidões de 200, 300 jovens podem causar confusão e sair do controle, ademais existe o receio que agregados mal intencionados seriam capazes de realizar furtos e vandalismos. Logo, estes locais preferem bloquear a entrada a negociar com esses adolescentes que paradoxalmente são seus bons clientes.
Concluo que* estes grupos querem se divertir em um local amplo e seguro. A idéia é que shoppings não recebam grupos tão grandes e eles tenham outros lugares de confraternização. (O) Estados podem disponibilizar áreas de lazer, como parques ou praças, para atender às expectativas deles. Com isso não ameaçam a segurança dos lojistas e nem deixam os adolescentes sem suas festas.
Comentários do corretor
*Evite marcas de pessoalidade no texto dissertativo.
O texto descreve bem o movimento e discute suas possíveis vertentes e interpretações de forma coerente. Parabéns!
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |