O título do texto faz referência a uma música de Mc Daleste, um dos pioneiros no estilo “funk de ostentação”. Estilo esse que marcou os polêmicos “rolezinhos”. O que era para ser um encontro de adolescentes acabou em confusão, e abriu espaço para uma ampla discussão sobre preconceito e segregação racial. Uma interpretação calamitosa do que era apenas uma tentativa dos proprietários dos shoppings de manter a ordem.
O intuito dos organizadores do evento no Facebook era um encontro para ouvir música, tirar fotos e conhecer gente nova. A escolha dos shoppings foi por sua fácil localização. No dia sete de dezembro de dois mil e treze 2013, seis mil jovens lotaram o Shopping Itaquera, em São Paulo. Sem terem conhecimento da situação, lojistas fecharam suas lojas temendo um arrastão e a PM interviu com bombas de gás lacrimogêneo e efeito moral.
Alguns shoppings centers conseguiram liminares para impedir os rolezinhos em seus estabelecimentos. Em contrapartida, jovens e até mesmo especialistas e políticos começaram a se manifestar, alegando esta ser uma atitude preconceituosa, visto que os participantes eram em sua maioria, membros de periferias.
Os proprietários dos shoppings negam que haja discriminação. O mesmo seria feito com seis mil girlies, hippies, geeks ou até mesmo violinistas. Superlotações inesperadas como essas, dificultam o trabalho das equipes de segurança e causaram uma queda de cerca de 25% no movimento das lojas.
É preciso que os Estados ofereçam áreas de lazer, como parques e praças, para que esse tipo de evento seja realizado. Ou até mesmo que os shoppings reservem um dia especial para que os rolezinhos aconteçam, com os lojistas e a população cientes da data e hora para que possam escolher entre participar ou não. Eventos para os adolescentes se encontrarem e trocarem idéias são totalmente saudáveis, desde que sejam organizados com responsabilidade.
Comentários do corretor
Bom texto, bem escrito, com domínio da norma padrão e coesão entre as ideias. O tema proposto foi descrito e explorado de forma eficiente.
Atenção apenas para a pontuação do texto.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |