Essses* rolezinhos surgiram em 2012 2013, quando jovens começaram a marcar encontros coletivos em shoppings para conhecer e fazer novas amizades, com outros adolescentes. Mas com isso surgiram várias interpretações, preconceitos e vandalismo.
Sem terem o que fazer nos finais de semana, jovens da perifeira marcavam encontros com outros adolescentes, pelas redes sociais, nos shoppings para se divertirem e fazerem novas amizades**. Eles se reúnem ao som do funk, que é um rítmo de muito preconceito por parte da população. Com medo e até mesmo por preconceito, os lojistas chamam a polícia por acharem que eles irão roubar as lojas ou praticarem atos de vandalismo.
Mas os rolezinhos estão tomando caminho diferente, esses adolescentes, agora, estão correndo em bandos pelos corredores dos shoppings, assustando quem está à a passeio, ocasionando transtornos e até mesmo furtos em estabelecimentos comerciais. o que leva os lojistas a fecharem as portas para evitarem esse tipo de ocorrência.
Portanto, os rolezinhos surgiram como diversão para adolescentes que não tem nada para fazer durante os finais de semana**. Mas eles sentem represálias e preconceitos pelo modo de se divertirem. Se esses jovens que participam do rolezimho rolezinho, de alguma forma, causarem danos, tem têm que serem punidos na forma da lei, porque todos tem têm direito a à liberdade de ir e vir, mas com respeito com todos ao seu redor. O governo tem que disponibilizar policiamentos qualificados nesses locais que os jovens fazem os rolezinhos, para que todos permaneçam seguros e para que não tenho haja nenhum transtorno para a população.
Comentários do corretor
*O esses é um pronome relativo que só deve ser usado quando o termo ao qual se refere já tenha sido introduzido, portanto usá-lo no início do texto é incoerente.
** Evite a repetição de ideias.
O texto ficou redundante e explorou o tema de forma superficial, sem aprofundamento na análise e na argumentação. Atenção também à coesão entre as ideias, à concordância de número (singular e plural) e ao uso da crase.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |