Um fenômeno juvenil tem chamado atenção da sociedade recentemente: Os os rolezinhos. Estes encontros promovidos pelos adolescentes têm gerado preocupação, pois são realizados nos shoppings, isso prejudica os lojistas e coloca a segurança desses adolescentes em xeque.
Os shoppings, em sua maioria, não têm capacidade para comportar tantas pessoas aglomeradas, pois não possuem saídas de emergência suficiente, nem áreas de escape. Um possível acidente colocaria em risco a vida de clientes e rolezeiros. Segundo o Desembargador Rômulo Russo, que proibiu os rolezinhos em alguns shoppings de São Paulo, é preciso evitar uma tragédia análoga a à de Santa Maria, quando mais de 200 pessoas morreram queimadas devido à falta de saídas de emergência em uma boate.
Ainda, o grande número de adolescentes reunidos preocupa os lojistas que possuem seus comércios dentro dos shoppings. A clientela caiu 25% desde o início dos rolezinhos, segundo a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas dos Shoppings). Isso prejudica sobremaneira o faturamento desses comerciantes.
É claro, deve-se respeitar a fase de desenvolvimento pela qual esses adolescentes estão passando. Porém, não se pode negar os problemas trazidos pelos rolezinhos. Diante disso, as prefeituras deveriam disponibilizar locais abertos, como os parques, para a realização desses encontros. Esses locais trariam mais segurança aos jovens sem a necessidade de proibição de tais fenômenos.
Comentários do corretor
Bom texto. Objetivo, claro, coeso e crítico. Parabéns! Ainda assim, fica a impressão de que o tema poderia ter sido melhor explorado.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |