Rolezinhos, quais as possíveis interpretações deste fenômeno? - Banco de redações


Rolezinhos

Enviada em: 12/02/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

                  Percebemos que esse fenômeno* tem interpretações de uma sociedade preconceituosa, que está despreparada para os movimentos dos jovens vindos dos subúrbios,onde a pouca condição financeira lhes tiram as possibilidades de lazer. 

                  Embora digamos que vivemos em uma sociedade livre de preconceitos, percebemos que não é bem assim, muitos julgam esses jovens por sua classe e acham ultrajante que tentem invadir o seu espaço e modifique a ordem ao qual estão acostumados.

                Os shoppings são os únicos lugares onde encontram algum tipo de diversão, e passou a ser um ponto de encontro, e como economicamente o poder de compra das famílias brasileiras menos favorecidas só tem aumentado, esses jovens sentem que é possível comprar o que desejam, está a cada dia mais fácil, com as ajudas que o governo tem implantado.

                É compreensivo o fato de que donos de lojas nos shoppings se sintam prejudicados, já que os espaço não foi feito para um concentração de uma grande quantidade pessoas de uma só vez para fins que não sejam compras, fora os que se aproveitam do tumulto para cometer infrações.

                Em virtude disso, concluímos que a solução é abrir espaços que atendam a todos os públicos, não separando, mas se unificando, atendendo a todos os gostos com o mesmo cuidado, já que o objetivo desses eventos não é baderna mas sim uma reivindicação de espaço, onde possam se divertir. 

Comentários do corretor


*Que fenômeno? Ainda que tenha sito citado no título, é preciso que na introdução o assunto seja reintroduzido, de modo que o pronome relativo "esse" faça sentido. 

O texto explora o tema proposto de forma coesa, no entanto há espaço para uma discussão mais abrangente. 

Continue exercitando sua escrita!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente