Os Rolezinhos que tornaram-se Rolões! - Banco de redações


Rolezinhos

Enviada em: 11/02/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

     Os passeios em grupos de grande quantidade de jovens, tem têm se tornado bastante frequentes no Brasil e polêmicos também.

     Os jovens reúnem-se através de redes sociais e marcam um ponto de encontro, geralmente (em) locais públicos, convidando o máximo de pessoas que puderem. Devido ao fato de reunir uma grande quantidade de jovens, os rolezinhos tem se tornado bastante polêmicos*, pois esses jovens andam pelos shopping por exemplo, ouvindo músicas em volumes muito auto alto, dançando, parecendo uma grande rebelião, e desse modo incomodam as outras pessoas que estão no local.

Houve casos em que grupos de jovens de periferias chegaram a ser expulsos de um shopping por estarem assustando as outras pessoas. E esses jovens foram para as ruas protestar(,) criando o movimento chamado “rolezinho”, o qual ganhou um repercuto repercussão nacional e o apoio de muitos brasileiros, que defendem o livre acesso de jovens de diferentes classes sociais nos aos shoppings, praças e em outros locais públicos.

    Todos devem ter o direito de se divertir e do ter acesso a locais que são públicos, que são do povo. Mas devem também ter a moderação, e um respeito por aqueles que também estão ali naquele local em busca de diversão.

Comentários do corretor


*Evite a repetição de termos.

Atenção para a grafia correta das palavras e a concordância de número (singular e plural).

O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial. Faltaram muitos elementos inerentes a uma discussão mais abrangente.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente