Um dos fatos mais polêmicos da atualidade são os chamados “rolezinhos”, (encontro de jovens em shoppings, marcado pela internet). De fato percebe-se que o assunto divide opiniões, há quem acredite que possam causar prejuízos aos comerciantes, tais como roubos. E ainda há quem defenda argumentando a ascensão da nova classe “C”.
Entretanto, independentemente de opiniões, entra a razão: se o espaço é público(,) deve ser dividido entre todos.
É revoltante nos dias de hoje ver o preconceito estampado na cara da sociedade. Um país que passou por muitas revoluções, tais como as “Diretas Já”, hoje ignora e trata de forma tão grotesca os jovens, ( "futuro da nação" ), apenas porque querem se divertir.
Os “rolezinhos” são tratados como ameaça, pois o povo brasileiro já tem na mente que: quem ouve funk e mora em favela é marginal. Esses movimentos são nada mais, nada menos que um suspiro da sociedade que se sentiu excluída por muito tempo.
Por fim, os “rolezinhos” são movimentos legítimos que a sociedade encarra de forma banal por puro preconceito. Está Esta realidade só pode ser mudada com uma alto-conscientização, além de medidas concretas de inclusão social para fixar a ideia de divisão do espaço público.
Comentários do corretor
O texto aborda o tema proposto, porém deixa de fora da discussão elementos como o posicionamento dos comerciantes, que afirmam que as vendas caíram. Seja abrangente no desenvolvimento do texto, antes de chegar a sua conclusão.
Atenção para o uso de parênteses e aspas, para a grafia correta das palavras e para a concordância de número (singular e plural).
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |