Muitos jovens sentem a necessidade de ser livres, ter seu espaço, enfim, se impor perante a sociedade, e muitas vezes não reconhecem que não estão mais respeitando o espaço e a liberdade dos outros, pois é isso que acontece nos “rolezinhos”, as pessoas acabam fechando os seus estabelecimentos ou retirando-se do local, já que não se sabem ao certo qual a intenção do grupo.
Mesmo alguns integrantes dos grupos vendo isso como um passeio inofensivo, não asseguram os comerciantes e consumidores, pois outros podem ver isso como um meio para camuflar furtos ou vandalizações vandalismos e é com essa lógica que vários shoppings resolveram que tais grupos não entrariam nos locais. Isso foi motivo de muita discussão, pois alguns consideram preconceito o fato de julgar um grupo e não permiti-lo de entrar em locais públicos, da mesma forma que outros ressaltam a necessidade de segurança para as demais pessoas.
Entretanto, a segurança deve falar mais alto, já que os jovens se organizam e vão com a finalidade de “causar”, ou seja, chamar a atenção sendo que não há necessidade desses grupos. Os shoppings são locais públicos, então todos têm direito de frequentá-lo, mas sem que haja tumultos e sem colocar em risco as outras pessoas, pois o grupo é minoria em relação a elas.
A repressão dos “rolezinhos” não deve ser vista como uma forma de preconceito as às origens, estilos e classe de seus integrantes, mas sim uma forma de tentar implantar mais segurança nos lugares.
Comentários do corretor
O texto explora o tema proposto, porém o faz de forma superficial, sem levar em consideração elementos importantes do contexto dos rolezinhos. Faça um desenvolvimento mais abrangente antes de chegar à conclusão.
Atenção para a grafia correta das palavras.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |