Rolezinho: Revolução na periferia - Banco de redações


Rolezinhos

Enviada em: 11/02/2014

Status:

Corrigida
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 Um grupo de jovens de amigos de condição social elevada se reúne em um shopping, e você que passa por lá e ver aquilo acha normal. Agora, se um jovem(,) ou melhor, um grupo de jovens de jovens da periferia se reúne no mesmo shopping, os olhares vão começar a surgir de todas as direções, olhares que definem o preconceito presente em cada um. 

 Pode-se concluir que há, então, lugares onde pobre e ricos possam frequentar. Alguém, supondo, da periferia do Rio de Janeiro, não poderia frequentar o mesmo lugar em que um morador de bairro nobre frequentaria. 

 Rolezinhos... Tem Têm sido o fenômeno em que grupos de jovens moradores da periferia se reúnem e vão ao shopping usando roupa de marca. E a polícia, juntamente com a direção do shopping(,) tenta impedir. Por_quê? Só porquê porque é da periferia? Esse grupo de jovens são uma ameaça?

 Juntando tudo isso concluímos que a sociedade como um todo criou um preconceito sobre os moradores da perifeira. Só porque moram na perifeira. Isso é meio retórico*

 Os Rolezinhos são apenas uma extensão das inensas intensas manifestações ocorridas no na metade de 2013. São uma  forma de protesto contra a o crescente preconceito social sobre os moradores de perifeira.

 O governo, ao impedir tal atitude, se revela preconceituoso contra tais moradores de periferia. Então(,) faz-se necessário necessária a recriação de conceitos na sociedade atual para que não haja preconceito, tantoo da parte do povo quanto da parte do governo.

Comentários do corretor


*Não seria "redundante" um termo melhor para este contexto?

Atenção paraa grafia correta das palavras, a concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural) e à pontuação do texto.

A redação explora um dos olhares sobre o movimento conhecido como rolezinho, mas há espaço para uma análise mais abrangente e bem argumentada no desenvolvimento do texto.

Continue exercitando sua escrita!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente