Rolezinho, manifestação diferente - Banco de redações


Rolezinhos

Enviada em: 11/02/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Ultimamente, em todo o mundo e principalmente no Brasil com as novas classes sociais, as pessoas têm buscado seu espaço. E para tanto, as redes sociais são um dos principais instrumentos, foram utilizadas nas Manifestações que aconteceram no Brasil em 2013, na Primavera Árabe, no Oriente Médio, e agora com os Rolezinhos.

Como dito, o Rolezinho não é necessariamente uma manifestação tradicional, mas sim uma forma que a nova classe C, D e E do Brasil encontrou para se incluir na sociedade e em locais que antes não frequentava sempre.

 Além disso, é uma maneira de transformar esses lugares, que normalmente são Shopping Centers, em algo mais semelhante ao seu de costume, através de seus habituais costumes – como esses Rolezinhos acontecem principalmente no eixo Rio de Janeiro - São Paulo – como, por exemplo, a dança “passinho” dos bailes “funk”.

Entretanto, como as redes sociais, que são meios os de comunicação utilizados para organizar esses eventos, alcançam dezenas de pessoas, não são apenas as pessoas dispostas a se divertirem, que aderem ao Rolezinho, alguns malfeitores se infiltram e acabam passando para os donos de lojas e frequentadores desses centros comerciais uma imagem distorcida e ruim dos eventos.

Contudo Mesmo sabendo de que esses eventos causam de benefícios e malefícios para o lugar onde acontecem, os fatos ruins não podem se tornar corriqueiros e sobressair ao principal objetivo dos Rolezinhos. Todavia, é necessário que os organizadores sejam mais rigorosos e mais organizados para que eles sejam melhor acolhidos.

Comentários do corretor


Atenção para a coesão do texto e a escolha de termos que façam sentido no contexto.

A redação aborda o tema proposto, porém alguns aspectos importantes da questão, como o suposto racismo e o prejuízo dos comerciantes não foram citados, o que demonstra que faltaram informações no desenvolvimento do texto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente