Pode-se driblar os problemas - Banco de redações


Rolezinhos

Enviada em: 11/02/2014

Status:

Corrigida
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Desde o final do ano de 2013 (dois mil e treze), alguns grupos tem têm se mobilizado na internet para marcar encontros e se conhecerem, pessoalmente, em um Shopping mais conveniente para todos os que aceitaram participar. Esses passeios se intitulam “rolezinhos”, passeios esses que assustaram alguns lojistas e as pessoas que frequentavam o shopping. Resta saber como lidar com esses jovens e driblar os impasses.

Para os lojistas, esses passeios deviam ajudar na venda, pois na maioria das vezes os jovens consomem, entretanto tem atrapalhado, porque nos dias em que não* tem esses rolezinnhos, as vendas têm diminuído, até porque as pessoas que antes frequentavam o shopping se assustaram com a presença dos grupos. Pois, apesar dos jovens irem para se divertir(,) entre eles existem alguns baderneiros.

Por outro lado, os jovens veem nos rolezinhos a oportunidade de conhecer outras pessoas com os mesmos gostos deles. Os pais incentivam, afinal de contas eles não tinham essa oportunidade e querem garantir que seus filhos façam tudo o que tem têm direito. Porém, os participantes devem observar que alguns shoppings não tem têm estrutura para receber a quantidade de pessoas que querem ir ao rolezinho.

Como o nosso país está em crescimento e o poder aquisitivo dos brasileiros está maior, eles procuram onde gastar e viram nos shoppings a oportunidade de se divertirem, por isso se faz necessário à necessária a presença de mais seguranças para impedir a ação dos baderneiros e deixar os outros aproveitarem. 

Comentários do corretor


*O consumo não caiu justamente por causa dos rolezinhos? Seu ponto de vista ficou mal explicado.

Atenção para a grafia correta das palavras, a concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural).

O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial. Alguns elementos do contexto não foram citados/explorados, como a questão do suposto racismo. Algumas ideias também precisam ser melhor elaboradas para convencer o leitor.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente