Têm chamado a atenção ultimamente alguns encontros de jovens marcados pela internet em centros de compras, parques ou em outros locais públicos. Geralmente eles são das periferias, usam roupas de marca e chegam a reunir dezenas e até centenas de pessoas causando espanto nos que são pegos de surpresa devido a à possibilidade de "arrastões". Nos casos de "shopping´s" alguns lojistas chegam a fechar seus estabelecimentos com medo de roubos ou depredações e outras pessoas chegam a evitar locais escolhidos por estes grupos temendo violência.
O direito de ir e vir é garantido por lei sendo algo natural e até desejável. Estas pessoas, geralmente menores, usam-se da facilidade de comunicação via web para criar uma opção de lazer. Reunidos eles se divertem, paqueram e conhecem novas pessoas(,) o que é extremamente saudável. Há quem diga que este movimento nasceu dos bailes "funk´s" que quase foram proibidos de acontecer nas ruas de São Paulo, mas o prefeito não aprovou tal proibição. A maioria dos adeptos aos rolezinhos gostam de "funk", usam roupas e acessórios caros.
Mas infelizmente criminosos oportunistas aproveitam-se da multidão para cometer roubos, furtos, agressões, vandalismo entre outros crimes. Assim como ocorre com os protestos que aconteceram e ainda acontecem no Brasil(,) a distinção entre marginais e pessoas de bem aglomeradas é difícil. Sob a justificativa de impossibilidade de garantia da segurança e conforto nos centros de compras(,) os administradores conseguiram liminares judiciais para proibir os eventos e vêm recebendo críticas por racismo pois os "rolezeiros" são na maioria pobres e negros. Está Esta prática foi comparada ao "apartheid" na África do Sul(,) onde havia distinção de direitos baseada na cor da pele.
Acredito que estes encontros deveriam acontecer em estádios ou outros lugares maiores(,) capazes de oferecem oferecer conforto e segurança aos seus participantes. É legítima esta auto afirmação desta juventude, mas é preciso estar atento para os oportunistas que mancham o movimento. Se não se pode fazer bem feito, melhor não fazer...
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
Atenção para a grafia correta das palavras, o uso da crase e a pontuação.
Bom texto! Explora o tema proposto de forma crítica e abrangente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |