O fenômeno rolezinho pode ser definido como um grito da desigualdade social, onde jovens da periferia buscam ser aceitos por uma classe social mais elevada, poderosa e que é defendida pela polícia. Porém a forma que eles buscaram para se introduzirem não foi aceitável, embora estejam com roupas de marcas,eles esqueceram algo muito importante que são os bons modos que também conta muito.
O shopping é um local aberto para todos, (:) família, encontro de namorados, amigos, independente de raça, cor, etc. Um lugar de laser lazer para passear, assistir um filme, fazer compras e com diversar diversas váriações de fast food, então muitas pessoas que vão ao shopping procuram aproveitar os momentos com paz e diversão. Mas ninguém está preparado para ver uma aglomeração de pessoas em um só ambiente fazendo bagunça, que falam auto alto e ficam cantando funk como se todos os que estivessem em volta tivessem a mesma preferência musical, vale ressaltar que nos dia de hoje a violência é muito grande, então muitas pessoas ficam com medo desses encontros, pois não sabem qual é o motivo desse encontro e o que pode ocorrer no ato dele. E com isso muitas lojas fecham as portas e pedem a ajuda da polícia com medo dos famosos arrastões e roubos, procurando amenisar amenizar ou até mesmo evitar essas manifestações.
O encontro dos jovens em shopping não é crime, crime é não saber respeitar o espaço da outra pessoa ao seu redor, o fato de morar em periferia não significa que a pessoa é bicho ou coisa pior, mas muitas vezes o péssimo hábito comportamental desses jovens faz com que criem situações constrangedoras como está sendo ocorrida neste momento, quando eles pararem de agir como se fossem os donos do mundo e aprenderem a ter bons modos, eles poderam poderão ser vistos com outros olhos e começaram começarão a ser respeitados por outras classes sociais também.
Comentários do corretor
*Rolezinhos: o grito da desigualdade ou Rolezinhos, o grito da desigualdade.
Atenção para a grafia correta das palavras, a acentuação e a pontuação do texto. Em alguns trechos essas falhas tornam as ideias incoerentes.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |