Barreira de preconceito - Banco de redações


Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro?

Enviada em: 08/05/2009

Status:

Corrigida
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   A medida que o governo do Rio de Janeiro pretende tomar para supostamente diminuir o impacto sobre a mata atlântica é uma medida irracional, que coloca em discursão o preconceito e a falta de liderença do governo entre outros. O governo deveria investir o dinheiro gasto para a construção do muro em moradias dessentes e concientização da população com boas escolas e condição de trabalho digno para os moradores das favelas.
   Não é a construção do
muro que fará a favela ficar fora da mata, o muro somente será uma barreira de quem tem condições de boa moradia e de quem não tem. Afinal (,)será que os moradores dos condomínios fechados não contribuiram também com o desmatamento  para obter suas construções luxuosa?
   O governo do
Rio de Janeiro tem que combater sim o desmatamento e lutar pela preservação da mata da atlântica, mas de forma que inclua toda a população, fazendo com que o Rio de Janeiro seja um estado com uma população unida contra um problema ambiental e social e não uma divisão com muros separando pessoas pelo valor economico que elas possuem.

Comentários do corretor


1: Fique atento à repetição de palavras. Utilize o dicionário para encontrar sinônimos, pois estes facilitam o desenvolvimento de suas ideias e fazem com que seu texto não se torne cansativo.

2: Mata Atlântica se escreve com as iniciais maiúsculas.

3: Cuidado com a grafia das palavras. Ortografia é um quesito avaliativo muito importante nas correções de vestibular. Se estiver com dúvidas quanto à escrita das palavras, utilize o dicionário. Confira, o correto é: "discussão", "decentes" e "econômico".

4: A conscientização não se dá com boas escolas, mas através de um bom ensino.

5: O correto é usar "será uma barreira entre quem tem condições..."

6: O termo inserido em parênteses deve ser colocado em seu texto, pois depois de um advérbio conclusivo em início de frase deve-se usar a vírgula.

7: As frases em vermelho estão confusas. Tente desenvolver suas frases de modo que elas não deixem dúvidas para o leitor e evite "emendar" um raciocínio no outro, como é feito na oralidade. Em uma dissertação é necessário utilizar o padrão culto, formal e objetivo da Língua Portuguesa.

8: A infornação não foi dada anteriormente! Procure fornecer dados precisos ao leitor, pois você deve partir do pressuposto de que ele não sabe sobre o assunto que você está tratando.


Avaliação Geral: Seu texto apresenta vários erros de vocabulário e ortografia, elementos importantíssimos para a coesão da sua redação. Além disso, você ainda possui dificuldades para apresentar o tema e desenvolvê-lo de maneira a deixar o leitor ciente do tema abordado. Para sanar tal problema, procure identificar os pontos-chave do seu raciocínio e desenvolva-os de maneira gradativa ao longo do texto, reservando um parágrafo para cada. Não se esqueça de fazer uma boa introdução e conclusão.

Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 0.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 0.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 0.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 0.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 0.5
NOTA FINAL: 2.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente