Jovens não (são) mais omissos diante da realidade nacional, é isso que tem movido discussões no Brasil, e não por acaso, afinal, o despertar desse grupo social e seus protestos mostraram-se capazes de promover mudanças. Mas uma nova fase desse movimento se alastra, e com ela as incertezas da população que se divide entre os que acreditam nas veiculações midiáticas e os que procuram, antes, entender os manifestos.
Não é a primeira vez na história que a Tv e o rádio, como formadores de opinião que são, influenciam seus espectadores a respeito de algum assunto. O que preocupa são as interpretações geradas em torno do que é noticiado, que podem transformar simples manifestações em sérios atos de vandalismo, atribuindo aos participantes do movimento, que não são menos que cidadãos, o título de baderneiros.
Cabe a cada um decidir em que acreditar, mas é óbvio que os que pesquisam antes de formular suas opiniões correm menos risco de ser atingidos pela alienação dos veículos de comunicação, e se mantém, por isso, mais tranquilos diante das mobilizações, demonstrando, inclusive, certo apoio ao que está acontecendo, já que observam que a violência envolvida nos "rolezinhos" parte geralmente dos policiais.
Positivas ou não as opiniões a respeito do assunto, o fato é que não é possível mostrar-se indiferente em relação aos movimentos, e mesmo ainda sem resultados efetivos pode-se afirmar que a nova onda de rebeldia difundida pela juventude balançou, mesmo que por pouco tempo, o cenário nacional, já que , finalmente, os oprimidos lançaram seu grito contra a demagogia e a repressão, e agora, esperam o melhor.
Comentários do corretor
Seu texto é interessante e bem escrito. No entanto, o foco proposto, que são os rolezinhos, ficou em segundo plano. Atenção para não perder o foco do tema proposto, ok?
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |