Os rolezinhos e o combate a descriminação social* - Banco de redações


Rolezinhos

Enviada em: 09/02/2014

Status:

Corrigida
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Em junho de 2013, uma série de manifestações ocorreram nas ruas de algumas cidades do país. No final do mesmo ano, houve uma invasão nos principais shoppings centers do Brasil, os rolezinhos, como ficaram conhecidos, repercutiram de forma negativa em todo o país.

A expressão "rolezinho" deriva da gíria "rolé", que significa "passear". Tal expressão ficou conhecida em todo país pela sua organização: mobilizado por jovens nas redes sociais, o fenômeno consistia em atrair um grande contingente de pessoas, em sua maioria jovens, e que morassem nas periferias das grandes cidades brasileiras para invadir shoppings, praças de alimentação ou lugares abertos, que eram exclusivos à classe de pessoas ricas.

Essa mobilização buscava quebrar preconceitos, uma vez que lugares como shoppings se tornaram exclusivos ao longo do tempo à classe alta. Contudo, o que não se esperava era que o rolezinho repercutisse de forma negativa em todo o país: houve prejuízo financeiro e moral. Ao mesmo tempo em que os lojistas se viam obrigados a fechar seus estabelecimentos mais cedo temendo roubos e furtos, os manifestantes, por mais que suas boas melhores que fossem suas intenções, ainda eram tachados como alguém que vazia  parte do poviléu.

Assim, ao mesmo tempo em que havia prejuízo, manifestantes e lojistas ainda viviam em conflito: enquanto os comerciantes conseguiam liminares judiciais contra os rolezinhos, os manifestantes conseguiam ordens judiciais que permitiam o passeio nos shoppings.

Dito isto, para promover a igualdade na sociedade brasileira, na qual o rolezinho busca propor, não é necessário necessária a manifestação que venha a trazer prejuízos para a sociedade, mas atitudes simples** que resolva o problema em questão.

Comentários do corretor


*Os rolezinhos e os combates à discriminação social.

** Quais seriam essas atitudes simples? A conclusão ficou incompleta.

Atenção para a pontuação, a grafia correta das palavras e a coesão e coerência do texto. A redação abordao tema proposto, porém de forma superficial, sem levar em consideração fatores que são parte do contexto do rolezinho, como o suposto racismo envolvido.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente