Os chamados Rolezinhos acontecem por todo o país e a disseminação o que dissemina dessa atitude nada mais é que o uso das redes sociais, e da aceitação do consumismo extremo, que é proposto na sociedade, portanto essa manifestação é apenas resultado da inserção social pela mídia. Quem adere as às propostas e segue o modelo, considera-se padrão na sociedade, entretanto algumas consequências, como essas “manifestações”, não eram esperadas.
Jovens de baixa renda, influenciados por modelos falhos da mídia, direcionam todo o seu poder aquisitivo em vestimentas e aparelhos que acreditam ser os pré-requisitos para sua entrada em uma camada superior na sociedade, e com o uso das redes sociais programam encontros em lugares rotulados como: “Templos do consumismo e do poder aquisitivo”.
Os encontros assustam a população e atingiram os influenciadores pelas costas, um número grande de jovens buscam diversão e inserção em locais bastante frequentados, como shoppings, e não são bem aceitos, algumas vezes barrados e, talvez sem consentimento acabam sendo considerados o estopim para o desenvolvimentos de novas manifestações no Brasil, o que assusta os governantes que não sabem reagir, frustrando-se perante a decisão de qual camada da sociedade apoiar: os participantes do Rolezinho, ou os que se sentem ameaçados?
Sofremos com a própria criação, não soubemos calcular o resultado de tantas influências à sociedade, o que resta agora é conscientizar, apoiar, mudar, desenvolver o bom senso da população em geral, demonstrar o que realmente tem valor na vida e, reduzir o consumismo que foi impregnado no ser humano, vivemos em um mundo onde nossa liberdade é apenas uma ilusão.
Comentários do corretor
Bom texto, porém alguns trechos poderiam ter sido melhor desenvolvidos. Faltou explicar o que são e como acontecem de fato os rolezinhos, quando surgiram, o que já ocorreu em alguns deles, o que dizem lojistas, o que dizem rolezeiros... Use a coletânea para redigir um texto mais completo.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |