Fenômeno desastroso
Os encontros de adolescentes marcados pela internet para passeio em shoppings centers são manifestações que preocupam a sociedade(,) porque apesar da intenção dos rolezinhos ser para o lazer, criminosos se aproveitam para cometer delitos. E o comércio local fica prejudicado devido a à falta de segurança, tendo dessa maneira de fechar as portas das lojas mais cedo.
Apesar da Constituição Federal de 1988 prevê prever a livre manifestação, entretanto essa prerrogativa deve ser exercida com limites, pois estimular os rolezinhos seria como incentivar ao caos social, uma vez que bandidos infiltrados se aproveitam desse tipo de movimento para praticar crimes, como furto e agressões. Assim(,) faz-se necessário coibir estas ações, pois criminosos usam a aglomeração dos grupos para delinquir.
Não se pode deixar em segundo plano, a questão dos prejuízos aos shoppings centers visto que os lojistas encerram o expediente antes do horário normal de funcionamento, pois ao perceberem possível ameaça de saques em seus estabelecimentos comerciais preferem fechar as lojas com antecedência.
Nesse sentido, percebe-se que o fenômeno analisado apresenta pontos negativos(.) onde aceitar os rolezinhos seria concordar indiretamente com as ações repulsivas que o “grito de lazer” dos jovens traria à população. Enquanto tais encontros organizados pelos adolescentes servirem de válvula de escape para os bandidos exercerem seus crimes, a prática desses movimentos seria desastrosa, porque não atingiria o real sentido que é o de se divertir.
Comentários do corretor
Atenção ao uso da crase, à grafia correta das palavras, à pontuação e à coesão do texto.
A redação aborda o tema proposto, porém de forma superficial. Elementos importantes no contexto dos rolezinhos, como a questão do suposto racismo/preconceito e a violência policial não foram explorados. Leia a coletânea com atenção.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |