É esse o nosso admirável mundo novo - Banco de redações


Rolezinhos

Enviada em: 08/02/2014

Status:

Corrigida
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A reunião de jovens da periferia, de maioria de cor parda e negra, em shoppings de algumas cidades brasileira, tornou-se tema de grande discussão e de divergências de opinião. Essas reuniões, denominadas por seus membros por rolezinhos, trouxeram a à tona problemas que são vividos cotidianamente, mas que são poucos debatidos e afrontados.

No livro “O admirável mundo novo” de Aldous Huxley mostra uma sociedade dividida em castas, onde as castas inferiores não realizam as mesmas atividades, não usam as mesmas roupas que as castas superiores. Elas foram condicionadas para servir. Nesse mundo criado por Huxley seria de grande estranheza a casta inferior querer se comportar como a casta alfa.

É com essa mesma estranheza que os shoppings, a classe média e os “europeizados”, como diria o sociólogo Jesse de Souza, reagiram diante dos rolezinhos.

Deste modo, essas reuniões que se organizaram por meio de redes sociais e que inicialmente, segundo os próprios organizadores dos roles, não tinham caráter político e de manifesto, ganharam força. Os rolezinhos trouxeram à discussão, questões como a desigualdade social, racismo, violência e consumo.

Porém, muitos dos membros que participam desses encontros desconhecem a importância e o sentido que o movimento ganhou. E de forma consciente ou inconsciente não percebem que esses rolês no shopping nada mais é que tentar se incluir nas classes que os marginalizam.

Contudo, os rolezinhos foram de fundamental importância para que os jovens da periferia conhecessem sua força e como eles podem se mobilizar para questões como educação de qualidade, saúde e cultura.

Comentários do corretor


Bom texto, bem elaborado e com uma visão crítica e pertinente sobre o assunto.

Atenção ao uso da crase e à concordância de número (singular e plural).

Continue exercitando sua escrita!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente