Da periferia ao shopping - Banco de redações


Rolezinhos

Enviada em: 08/02/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Baseado em um contexto social, o "rolezinho" se tornou uma forma de expressão cultural e social de uma classe pobre emergente.O grande problema desse movimento é que estão se reunindo em um ambiente privado em vez de se encontrar em um local público ou em lugar onde não causem perturbações.

Começou em São Paulo, quando 6 mil pessoas se encontraram no estacionamento do Shopping Metrô Itaquerâo para ouvir "funk ostentação" e dançar.Centros Comerciais são visto como um ambiente elitista, e como se trata de jovens de periféria periferia que conseguiu conseguiram se erguer financeiramente, acharam que o melhor local para ostentar esse luxo seria em um shopping.

mas Mas esses locais são propriedades privadas, que comerciantes investiram para ter sua loja. Na maioria dos encontros ocorre tumulto, furtos e confusão, várias lojas tiveram fecharam que fechar mais cedo(,) contraindo diversos prejuízos para os proprietários.Estes (,) que se organizaram rápido para conseguir formas desses grupos serem proibidos de entrar nos shoppings, Como como ocoreu em São Paulo onde um shopping conseguiu uma liminar proibindo a entrada dos jovens.

Como se trata de um movimento social(,) é preciso que haja uma conscientização por parte do poder público para criar ou liberar espaçõs espaços públicos para que possam realizar seus eventos.Os centros comerciais poderiam reservar algum local do estabelecimento para ocorrer o "rolezinho" de uma forma organizada.Afinal se trata de uma manifestação e esses jovens precisam ser ouvidos.

Comentários do corretor


Atenção para a pontuação do texto, a grafia correta das palavras e a concordância de número (singular e plural).

Seu texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial. Leia a coletânea com atenção e explore os diversos pontos de vista sobre o assunto no desenvolvimento, antes de chegar à conclusão.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente