A palavra "rolezinho" tomou conta das manchetes em dezembro de 2013 e desde então abriu espaço para inúmeras discussões. Descrito pelos próprios criadores como "um encontro de jovens para se conhecer e se divertir", esses são marcados através das redes sociais e os locais das reuniões são os shoppings.
Algo, aparentemente, comum se não fosse por alguns aspectos. Primeiro, os shoppings são espaços comerciais abertos ao público e por isso não podem fazer distinção de seus frequentadores, impedindo o direito de ir r vir, assegurado pela Constituição Brasileira de 1988, configurando crime de discriminação. No entanto, em manifestações recentes, houve o fechamento de lojas, a intervenção da polícia e, até, medidas mais radicais(,) como a criação de uma multa no valor de 10 mil reais para quem for identificado na hora do "rolezinho" e a barragem da entrada de jovens menores de 18 anos desacompanhados.
Por outro lado, é sabido que, por questões de ordem existem algumas regras a seguir em locais como shoppings centers e quando essas são negligenciadas atitudes devem ser tomadas para conter a situação. No meio desse debate entre diretores de shoppings e defensores do ato estão os chamados "rolezeiros"(,) como se autodenominam, que querem apenas prosseguir com suas reuniões. Moradores de periferia, fazem parte de um grupo em ascensão que almeja o consumo ostentado nas músicas que escutam.
A verdade é que, os "rolezinhos" são uma manifestação cultural e social e(,) como tal(,) não deve ser impedida, já que segundo a Constitução Brasileira " é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença". Entretanto, para que esses jovens possam continuar promovendo seus encontros sem tumultos é preciso mais investimento nas áreas de lazer não só das favelas como das cidade no geral, o que foi a queixa de Yasmim Oliveira, uma das fundadoras do evento, em entrevista concedida ao Fantástico.
Comentários do corretor
Bom texto! Objetivo, abrangente, crítico. Cuidado apenas com a pontuação, ok?
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |