Adolescentes e jovens, em sua maioria, gostam de ficar rodeados de pessoas, companheiros, amigos. Os “rolezinhos” são “encontros-em-shoppings-marcados-pela internet”, nessas ocasiões, os jovens querem curtição e diversão. Acontece que agora, centenas e até milhares deles, começam a correr em bandos pelos corredores, cantando, gritando gritando e cantando funk ostentação. Isso assusta os lojistas e frequentadores e há casos de furto. Fica a questão: continuamos a ver os “rolezinhos” como algo inocente ou devemos começar a nos preocupar seriamente?
Os “famosinhos”, participantes originais dos “rolezinhos”, são adolescentes, jovens moradores das periferias das grandes cidades, como São Paulo. Eles têm um custo de vida elevado, só usam roupas e acessórios de grife, gastando boa parte do salário deles ou dos pais com isso. Costumam comprar suas coisas em locais mais em conta e afirmam que os “rolezinhos” são para curtição, conhecer gente nova e se divertir. Nenhum pecado até então.
O problema surge quando os “rolezinhos” causam tumulto ou bagunça nos shoppings, já que esses são vistos como um templo de lazer e segurança, como um mundo (de) fantasia frente a à nossa, muitas vezes triste, realidade. Alguns veem o encontro como uma forma de protesto contra a discriminação social e a segregação. Diferentes grupos “pegando carona” na polêmica não ajudam muito, como o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) no “rolezão” diante de um shopping em São Paulo. Da mesma forma como o aumento de R$ 0,25 R$0,20 nas passagens dos transportes coletivos foi o estopim para as manifestações de junho passado, as discussões sobre os “rolezinhos” podem levar a outras.
Todo cidadão tem o direito de ir e vir e o direito de lazer garantidos pela lei. Porém, também tem o dever de respeitar o outro e o seu espaço. Enquanto decidem se os “rolezinhos” são inofencivos ou não, vale à a máxima: “ A minha liberdade termina, onde começa a do outro.” .
Comentários do corretor
Bom texto. Objetivo, claro e coerente com o tema proposto. Atenção, no entanto, para o uso da crase, a pontuação do texto e a organização das ideias.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |