"rolezinhos" inclusão ou exclusão na sociedade - Banco de redações


Rolezinhos

Enviada em: 08/02/2014

Status:

Corrigida
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   A discussão dos “rolezinhos” vai além do direito do cidadão de ir e vim, de expressar o seu gosto musical e do prazer em se divertir. Muitos shoppings alegam invasão, tumultos e abuso da paz dos clientes. Mas os membros deste grupo não são também clientes? Uma grande solução é criar ambientes propícios para estes encontros.

   Sabemos que(,) de acordo com a lei, todo cidadão tem por direito ir e vim vir, com tanto contanto que não desrespeite os direitos dos demais cidadãos. Os “rolezinhos” são encontros de jovens de uma classe desfavorecida(,) onde buscam uma forma de laser lazer, (.) são marcados por meio da internet onde e muitas vezes famosos são convidados, para que os que não têm acesso a seus shows possam conhecê-lo.

   O ambiente escolhido para ocorrer estes encontros muitas vezes são os shoppings, no qual que não se agradam com uma multidão de jovens, vestidos de funkeiros e cantando refrãos refrões de músicas de funk, (.) sendo assim(,) os shoppings estão entrando com liminares na justiça para impedir manifestações e tumultos, sujeitos a pagar multas até de 10 mil por indivíduo que estiver tirando a paz do local.

   Entretanto tratar estes jovens como marginais que possam prejudicar a circulação das pessoas no shopping, não é a solução, puni-los por fazer “rolezinhos” cobrando multas altíssimas só porque querem um meio de se divertir, não é a maneira mais viável de resolver este problema.

   É necessário acolher os jovens dentro da sociedade e não excluí-los, ao invés de impedir o acesso ao shopping, pode ser feito um ambiente propicio para que estes jovens possam(,) de maneira organizada e supervisionada(,) se divertirem. Assim integralizando o jovem na sociedade, ajudando a diminuir a marginalidade que surgi surge com a exclusão.

Comentários do corretor


Atenção para a grafia correta das palavras e a coesão do texto.

A redação aborda o tema proposto, porém de forma superficial. Elementos importantes deste contexto foram deixados de fora da discussão, como o preconceito, a reação policial, a queda nas vendas. Leia a coletânea com atenção.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente