Atualmente com a população cada vez mais sedenta por bem-estar, os shoppings centers comercializam além de produtos um suprassumo de comodidade e segurança, todavia nos últimos meses inéditas conjunturas afrontaram a segurança e invadiram o “templo do consumismo”.
A ascensão das classes médias C,D e E Sem sem dúvidas impulsionaram impulsionou a catraca econômica do país, entretanto exigirá de nós maturidade para enfrentarmos seus fenômenos; os últimos e talvez mais famosos são, os chamado rolezinhos,(.) estes normalmente marcados pela internet(,) reúnem centenas de jovens oriundos de periferias ou não que se dizem interessados apenas em compras e diversão, no entanto os aglomerados encontros chamam atenção pela desordem, estardalhaço e pequenos furtos. Devido à quantidade de jovens reunidos, ações de contenção foram inertes, na mesma intensidade que proibições renderam amplos questionamentos.
Em razão da sensibilidade de tratarmos de ações que possam segregar classes(,) toda e qualquer solução deve ser tratada em conjunto. A criação de lugares sãos*, iluminados , e seguros podem representar leito para os nossos jovens, gerando nichos quais serão frequentados apenas por quem compartilhe dos mesmos interesses, somando assim para o bem de ambas as partes interessadas.
Comentários do corretor
* O que seriam "lugares sãos"?
Você usou de uma linguagem bastante formal, porém faltou conteúdo no texto. Há variantes do contexto dos rolezinhos que não foram bem exploradas, como a questão do suposto preconceito, a violência policial, entre outros.
Atenção para a concordância de número (singular e plural), a pontuação do texto e a coesão e coerência das ideias.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |