A sociedade, desde o início do capitalismo(,) vem ganhando força no quesito consumo. O mercado global mostrando cada vez mais domínio populacional. Porém, esse sonho de consumo não pode ser aderido por todos, já que a população de baixa renda não tem acesso aos mesmos produtos de alta qualidade, por causa de seus altos valores.
No dia 7 de dezembro em São Paulo, jovens de periferias se reuniram em (um) famoso shopping da cidade, como uma forma de protestar sua exclusão no mercado de consumo. Vestidos com roupas de marca e cantando letras de funk(,) eles sentiram a rejeição na pele, pois lojistas fecharam as portas e chamaram a polícia.
Percebemos desde então que realmente eles são excluídos e vistos com maus olhos pela sociedade, o número de visitantes aos shoppings diminuiu com a chegada dos “rolezinhos”, que é um fenômeno moderno típico de cidades denominadas pelas catedrais de consumo.
O primeiro rolezinho aconteceu no ano de 2000 na cidade do Rio de Janeiro, onde favelados e sem teto se reuniram para conhecer o shopping, a atitude dos lojistas foi a mesma, porém o que impede esses cidadãos passearem no shopping ? Nada, mas por não possuírem renda favorável são imediatamente ignorados.
Infelizmente para integrar (os) pobres a à sociedade e aceitá-los mesmo sem possuírem capital padrão será muito difícil(.) no mercado com tem o olhar totalmente capitalista, onde não importa quem somos e sim o que possuímos.
Comentários do corretor
Atenção ao uso da crase, à grafia correta das palavras, à concordância e à pontuação do texto.
A redação explora o tema proposto com clareza e eficiência. Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |