Ações afirmativas são medidas governamentais que visam a eliminar desigualdades historicamente acumuladas.Utilizando desse recurso, o Governo objetiva controlar jovens da periferia que reúnem se se reúnem em grupos para se divertirem em locais que são tomados como públicos, mas essencialmente privados.
Neste fomento de encontros em grandes grupos e que a tecnologia vem a auxiliar, o mercado capitalista que sempre tentou passar uma imagem de que shopping´s são locais seguros e públicos, impedem a entrada de jovens, em alguns casos com permissão judicial, e justificam como medida de segurança. Até quando o preconceito a jovens da periferia será tolerada tolerado?Provavelmente, isso ocorrerá sempre que a insegurança pública imperar sobra na sociedade em que vivemos.
Com preocupações eleitorais, o Governo tenta, com medidas paliativas, controlar essas reuniões em massa com projetos que levam esses passeios a locais realmente públicos.Oferecerão shows para que o povo fique distraído com essa política de “pão e circo”.Essas ações não solucionarão o preconceito justificado pela insegurança que parece não ter fim em nossa sociedade. Somos, em nossa maioria, críticos com relação ao preconceito e tendemos a manifestar, de diversas formas, nossas insatisfações sempre que somos confrontados, seja com preconceito ou não.
Com isso, Devemos devemos somar que a insegurança(,) que em alguns casos confundem se confunde-se com preconceito, deve ser tratada com urgência pois os jovens, mesmo que da periferia, não são bandidos ou arruaceiros em sua maioria. Mal Mau caráter não existem somente em classes desfavorecidas e os que são, devem ser tratados com medidas que atendam a segurança nacional e assim, diminuir a sensação de insegurança, dando liberdade aos que não têm condições financeiras, para demonstrar suas culturas, riquezas sociais e padrões musicais que enriquecem nossa cultura.
Comentários do corretor
O texto aborda o tema proposto, mas observe que quem não leu a proposta fica "boiando", sem saber do que a argumentação se trata. Afinal, em nenhum momento foi citado o nome "rolezinho" e nem explicado o que é, como surgiu etc. Foco no tema proposto!
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |