A nova invenção dos jovens agora é fazer rolé,ou seja passear ao redor dos shoppings,tirando o sôssego das pessoas,policiais,e dos donos do estabelecimento.Estão fazendo festas,danças como funk,sendo que as críticas vêm aumentando,tornando o ambiente do comércio em práticas inapropriadas inapropriado.
Segundo comentários dizem* que são jovens negros e favelados que estão praticando estes atos, como formando conjuntos de jovens para fazerem tumultos.A questão se torna polêmica tanto para o comércio do shopping que estão está perdendo deixando de vender, quanto para os e os jovens (que) dizem que estão os discriminando.O fato é que já chegou até para a polícia resolver esse problema,mas o prefeito de São Paulo diz que precisa de conversa com estes jovens para tentar resolverem esta situação.
Aconteceu após o tumulto vários seguranças (foram chamados) para protegerem o lugar,já houve até manifestações dos jovens criticando a forma de com que estão proibindo eles, de terem o direito de irem para o shopping. Mas o que está precisando faltando é uma conversação muito séria a este respeito, (.) o que houve com estes jovens (para) agirem assim, (?) não precisava desse vandalismo todo.O governo está precisando resolver imediatamente a questão desses jovens terem um lugar apropriado para se divertirem fazer suas diversões.Diz o proprietário do shopping de São Paulo** que ,mais no lugar apropriadodiminuirão diminuíram 25% de vendas por causa desse tumulto sem precisão.
Portanto deveria o governo planejar formas apropriadas para darem limites,inclusive estes jovens que estão agindo dessa maneira,fazendo festas num lugar de vendas,muita gente tem medo,pois como a violência está grande tem medo de assaltos e roubos,e também o shopping está perdendo suas vendas,por isso que precisam logo os políticos da capital desenvolver maneiras que minimizem esses atos e planejem planejar formas de eventos em outros lugares apropriados.
Comentários do corretor
* Essa construção textual não passa nenhuma firmeza ou credibilidade. Evite.
** Que proprietário, que shopping?
Texto confuso, com trechos sem coesão e incoerentes. Ideias mal elaboradas e exploradas, sem consistência e sem persuasão. Leia mais sobre o tema e reflita antes de escrever o texto.
Atenção também para a grafia correta das palavras, a pontuação do texto e a concordância de número (singular e plural).
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 3.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |