Rolezinhos - Banco de redações


Rolezinhos

Enviada em: 08/02/2014

Status:

Corrigida
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A nova invenção dos jovens agora é fazer rolé,ou seja passear ao redor dos shoppings,tirando o sôssego das pessoas,policiais,e dos donos do estabelecimento.Estão fazendo festas,danças como funk,sendo que as críticas vêm aumentando,tornando o ambiente do comércio em práticas inapropriadas inapropriado.

 Segundo comentários dizem* que são jovens negros e favelados que estão praticando estes atos, como formando conjuntos de jovens para fazerem tumultos.A questão se torna polêmica tanto para o comércio do shopping que estão está perdendo deixando de vender, quanto para os e os jovens (que) dizem que estão os discriminando.O fato é que já chegou até para a polícia resolver esse problema,mas o prefeito de São Paulo diz que precisa de conversa com estes jovens para tentar resolverem esta situação.

 Aconteceu após o tumulto vários seguranças (foram chamados) para protegerem o lugar,já houve até manifestações dos jovens criticando a forma de com que estão proibindo eles, de terem o direito de irem para o shopping. Mas o que está precisando faltando é uma conversação muito séria a este respeito, (.) o que houve com estes jovens (para) agirem assim, (?) não precisava desse vandalismo todo.O governo está precisando resolver imediatamente a questão desses jovens terem um lugar apropriado para se divertirem fazer suas diversões,mais no lugar apropriado.Diz o proprietário do shopping de São Paulo** que diminuirão diminuíram 25% de vendas por causa desse tumulto sem precisão.

 Portanto deveria o governo planejar formas apropriadas para darem limites,inclusive estes jovens que estão agindo dessa maneira,fazendo festas num lugar de vendas,muita gente tem medo,pois como a violência está grande tem medo de assaltos e roubos,e também o shopping está perdendo suas vendas,por isso que precisam logo os políticos da capital desenvolver maneiras que minimizem esses atos e planejem planejar formas de eventos em outros lugares apropriados.

Comentários do corretor


* Essa construção textual não passa nenhuma firmeza ou credibilidade. Evite.

** Que proprietário, que shopping? 

Texto confuso, com trechos sem coesão e incoerentes. Ideias mal elaboradas e exploradas, sem consistência e sem persuasão. Leia mais sobre o tema e reflita antes de escrever o texto.

Atenção também para a grafia correta das palavras, a pontuação do texto e a concordância de número (singular e plural).

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 0.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 3.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente