Rolezinho interpretado - Banco de redações


Rolezinhos

Enviada em: 08/02/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

   No shopping adolescentes à vista, reunidos em massa; seus gritos cantarolando músicas do funk Ostentação(,) qualquer tímpano de ser vivo no centro das compras é capaz de captar. Vendedores assustados, em desespero cerram as portas, frequentadores do local imaginam um cenário de guerra, e  não se misturam ao grupo. A polícia é acionada. As lembranças das manifestações em junho de 2013, ainda atormentam a mente de alguns brasileiro devido à violência e ao vandalismo. Terá o rolezinho o mesmo fim ou será mais um ato de preconceito?

  “Tumultuar, pegar geral, se divertir sem roubos”, é o que diz um dos seis mil participantes do rolezinho das periferias de São Paulo. Eles afirmam ser apenas mais um motivo para se confraternizarem com os amigos, fazer compras. Além de estarem manifestando contra a exclusão social existente nos shoppings, visto que os funcionários destes agem de forma preconceituosa em relação a eles.

  “ É um arrastão”, foi a descrição de uma pessoa que foi testemunha de um rolezinho em São Paulo. Os responsáveis pela segurança dos shoppings afirmam não ser proibida a entrada dos jovens da periferia, porém o número de pessoas é elevado, prejudicando o centro e tornando o ato duvidoso.

  Segundo a Folha de São Paulo, no dia onze de Janeiro, os rolezeiros, sendo a maioria menor de idade, entraram no shopping Metrô do Itaquera, eles alegaram paz. Os policiais presentes do local fizeram a revista. Houve grande estardalhaço, os jovens tentaram tumultuar o centro, gritando, correndo e batendo os pés. Não ocorreram ferimentos. Mas uma má impressão foi deixada.

  Em partes, os centros das compras por vezes agem com preconceito com relação a pessoas da classe baixa, ou até devido as às vestimentas que utilizam. Se ()  alguma vontade de manifestar, ou conseguir êxito no que reivindicam, isso está em oculto nos rolezinho. É inclusão o que eles querem, porém, não há progresso sem ordem.

Comentários do corretor


O texto explora o tema de forma superficial. Há uma descrição dos cenários dos rolezinhos, mas pouca reflexão sobre seus possíveis significados.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente