Estabelecer o limite de lotação - Banco de redações


Rolezinhos

Enviada em: 08/02/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O "rolezinho" é um termo que designa um encontro de jovens, a maioria moradores de periferias, que ocorre comumente em shopping centers. A atividade surgiu em São Paulo e foi, na maioria das vezes, marcada por meio do Facebook.

Onde, a única intenção é perturbar, como rebeldes sem causa ,esses jovens ficam cantando e dançando funk , os lojistas e os clientes ficam com medo, por não saber qual a real intenção desse bando de arruaceiros, com a violência que assola o país, a sociedade fica  cada dia mais refém  de quem não tem nada de construtivo para fazer.

Os shoppings, são ambientes climatizados com ar condicionado, onde só pode funcionar bem com um certo número de pessoas, e os corredores são estreitos, e com isso não suporta um grande grupo de pessoas por vez, depois dessa onda de protestos, que aconteceu no Brasil em junho de 2013, o país agora virou uma esculhambação, qualquer gato pingado quer fazer uma revolução, e implantar o terror, quebrando o patrimônio público e privado.

Nunca ninguém foi impedido de entrar em centros comerciais, por ser, pobre, preto e de periferia, afinal, dinheiro não tem nome ou cor, e os comerciantes querem vender, só vendendo suas mercadorias, que eles ganham o seu sustento, no passado quando você perguntava  para alguém onde você vai ? E ele só iria dar uma volta rápida, então ele falava vou dar um role, diante desses fatos, os dirigentes   desses  estabelecimentos devem de maneira apropriada, estabelecer a capacidade da lotação do lugar, para evitar que esse tipo de situação volte a acontecer, com isso, os jovens não formarão multidões em lugares pequenos nem fechados.

Comentários do corretor


O texto está com ideias mal estruturadas, desconexas e mal elaboradas. O assunto proposto foi abordado, porém de forma superficial. Questões como direitos, violência policial, possível racismo/preconceito, questões de classe, entre outros, sequer foram abordadas. Leia a coletânea com atenção e faça uma análise mais abrangente do tema proposto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 4.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente