Nosso país se depara novamente com mais um problema de ordem social , que a princípio pode parecer simples. Mas que a longo prazo, se não for encarado com seriedade pelas autoridades e por nós, cidadãos brasileiros, pode trazer conseqüências desastrosas para nossa sociedade. Temos visto nos noticiários de TV , em jornais, revistas, e principalmente nas redes sociais. (,) Sendo este último meio de comunicação o principal disseminador dos chamados “rolezinhos”.
Mas afinal, o que é o ”rolezinho”? Para os participantes, nada mais é do que encontros marcados pela internet que reúnem, geralmente, jovens vindos da periferia, com intuito de promover encontros para diversão dos mesmos nos shoppings centers. Já para os lojistas e para uma parte do público alvo destes estabelecimentos, apresenta riscos para os consumidores e para a propriedade.
Encontra-se também uma divisão de opiniões na parte da sociedade que não é diretamente afetada. Para uns, o fenômeno trata-se de é um reflexo das desigualdades sociais tão nítidas no Brasil. Então faz-se necessário que esses jovens se firmem como parte integrante de uma sociedade, onde os espaços públicos possam ser aproveitados por todos sem qualquer tipo de discriminação.
Do outro lado, o problema vai mais além e causa preocupação com o que viriam a se tornar tais encontros, que de simples passeios pelos shoppings centers, podem se transformar em atos de vandalismo ou na prática de outros delitos, tomando grandes proporções que seriam difíceis de controlar.
O fato é que esse tipo (de) fenômeno, assim como as manifestações que ocorreram em junho de 2013(,) costumam fugir do seu real objetivo, e o que seria apenas uma forma de externar uma necessidade, um descontentamento, ou uma forma de protestar contra algo que não se considera certo, acaba se configurando como baderna e violência(,) acabando por fim não atingindo o seu propósito.
Comentários do corretor
Bom texto! Atenção apenas para a pontuação correta e para a concordância de número (singular e plural).
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |