Desde o final de 2013, vemos na mídia, jornais e noticiários de TV, o grande número de “rolezinhos” organizados por jovens, que geralmente residem nas partes periféricas das grandes cidades. Esses encontros vêm acontecendo em diferentes regiões do país e por ter assustado a população e os lojistas dos shoppings centers, a polícia ameaça barrar a entrada desses jovens nestes locais, o que não é correto, já que não há qualquer indício de transgressão as às leis vigorantes em nosso país.
Para organizar esses encontros, os jovens escolheram a internet e as redes sociais como principal ferramenta para a comunicação, e tudo isso se deve ao aumento da tecnologia que cada vez mais vem crescendo, o que na prática, implica em uma maior facilidade de comunicação e(,) consequentemente, uma maior facilidade no diálogo e organização dessa manifestação.
A prática de “rolezinhos” é vista pelos jovens como algo normal, ou como outra manifestação qualquer, com a intenção de romper as barreiras do preconceito da população, a qual, os julga por coisas banais, tais como suas vestimentas. Eis a questão: como jovens que residem em zonas periféricas vêm ao shopping em bando e com roupas de marca? Aos olhos da população, isso é uma verdadeira ameaça, por isso, eles acabam sempre esperando o pior, como: arrastões, assaltos, entre outros crimes.
Contudo, existem vários questionamentos a serem feitos, como: se todos nós temos direitos iguais, por_que eles também não teriam? E a polícia, qual o direito que ela tem de banir essa entrada? Seria certo fazer isso? São perguntas difíceis de responder, mas algo que todos temos em mente e sabemos o porquê. Será um novo apartheid, onde só os brancos e ricos terão acesso ao shopping?
Diante dessas considerações, vemos que o principal motivo dessa repercussão, está no preconceito das pessoas, e isso deve ser resolvido através de programas para colocar esses jovens em meio a à nossa sociedade, tentando eliminar de vez todo esse mito de que pobre e negro não tem vez ou é bandido, com isso, acabaria esse medo da população para com essas pessoas e todos poderiam frequentar o mesmo ambiente sem restrições, independentemente de cor ou classe social.
Comentários do corretor
Bom texto! Explora o assunto proposto de forma coerente, objetiva, clara e bem estruturada. Atenção apenas à pontuação e ao uso da crase.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |