Presença em massa, positivo ou negativo? - Banco de redações


Rolezinhos

Enviada em: 07/02/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com os direitos humanos(,) todos temos direitos e deveres.Uma prática nova tem tornado polêmico polêmica essa questão, (:) um encontro com um grande número de jovens em lugares como shoppings centers, conhecido como rolezinho.A maioria desses jovens são bem pobres e não gastam seu dinheiro nos estabelecimentos*.

A princípio a prática parece inofensiva, mas a concentração destes jovens, que estão exercendo seu direito de ir e vir, acabou interrompendo o direito de outras pessoas terem o mesmo direito.O estabelecimento ultrapassa o limite(,) o que torna complicado complicada a convivência.

Não são todos os jovens que participam do rolezinho para se divertir, existem no meio da multidão os que se aproveitam da situação para traficar, vandalizar e saquear.Os lojistas ficam completamente desolados, pois além disso seus clientes são espantados.Várias pessoas nem vão ao shopping ao saber que no dia haverá o tal rolezinho.

Os rolezinhos são encarados como manifestações sem cartazes e faixas por certos jornalistas.O pobre usa de sua presença para incomodar, mas a presença não é o que incomoda mas sim as consequências causadas pela presença em massa, superlotação entre e problemas de tráfego.

Uma presença em massa não é totalmente inviável.Os rolezinhos podem se tornar positivos para ambas as partes, desde que sejam previamente programadas programados com a autorização do dono do local em parceria com os lojistas, e os jovens se divirtam com respeito e ética.

Comentários do corretor


* Se eles vão aos encontros com roupas de marca, o que garante que eles não gastam dinheiro nos shoppings?

Atenção para a grafia correta das palavras, a concordância de gênero (masculino e feminino) e a pontuação. Procure usar argumentos melhor embasados para tornar sua dissertação convincente.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente