Reflexos da sociedade desigual - Banco de redações


Rolezinhos

Enviada em: 07/02/2014

Status:

Corrigida
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Em pleno século XXI, com o mundo informatizado devido à globalização, os jovens vêm se conscientizando das injustiças cometidas nesse país, e devido a isto, têm percorrido caminhos essências essenciais para uma possível mudança na sociedade. Foram pensamentos assim, que fez fizeram com que jovens se reunissem tanto nas manifestações de Junho de 2013, como nos “rolezinhos” de atualmente.

    O Brasil encontra-se em um regime democrático, onde o povo deveria ser os maiores beneficiados das atitudes do governo. Os jovens(,) percebendo que não é necessariamente desta maneira, lutam por uma sociedade sem diferenças sociais, contrapondo-se assim, à discriminação, parâmetros do capitalismo e à repressão policial.

   Aos “rolezinhos” vêm sendo atribuídos atribuídas diversas interpretações, mas deve-se levar em consideração, a geração de jovens que são proativas proativos e capazes de lutar por uma sociedade mais justa de diversas formas, assim como nesse movimento como nas manifestações populares de junho de 2013.

   Nesse contexto, até a presidente Dilma Rousseff, (a) ministra da igualdade social e o ministro chefe da secretaria geral da presidência, afirmam que não deve haver repressão a esses jovens, e que dialogar é essencial para que não haja maiores conseqüências.

    Desta forma, a movimentação desses jovens representando a ostentação, tem-se uma traz a idéia de critica social, que deve ser levado levada em consideração. E repressão policial não é meio para parar esses jovens. O diálogo, compreensão e principalmente atitude é o que esses  eles clamam. Assim(,) conclui-se que a igualdade e liberdade são para todos, levando em consideração que o direito de um termina, quando o do outro começa.

Comentários do corretor


Atenção para a grafia correta das palavras, a concordância de número (singular e plural) e a pontuação do texto. 

Bom texto, aborda o tema proposto de forma coerente. Continue exercitando sua escrita e seu senso crítico.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente