Há aproximadamente dois meses atrás, teve inicio um novo movimento no cenário social brasileiro. Os "rolezinhos"(,) como são popularmente chamados(,) atraíram as atenções para suas movimentações ocorridas inicialmente nos shoppings da grande São Paulo. Foi estimado um alto número de pessoas participando dos rolezinhos, como os jovens de diversas classes sociais, predominando os de classes menos favorecidas. Os rolezinhos(,) antes nunca vistos em tamanha proporção como atualmente, despertou despertaram curiosidade e certo temor por parte do vendedores que atuam nos lugares dos movimentos. Alguns encararam essa movimentação como uma forma de passeio ou um momento de lazer com os amigos, porém grande parte dos comerciantes e responsáveis pelos locais de movimento considerou uma ameaça à a presença em massa dos jovens praticantes dos rolezinhos.
Houve arrastões, atos de vandalismo e depredação de lojas que estavam nos arredores do movimento, o que acarretou uma intervenção policial e novas medidas tomadas juridicamente a respeito dos fatos ocorridos. Com o decorrer dos fatos, um turbilhão de opiniões e interpretações foi exposto sobre as medidas judiciais tomadas, dentre elas, a proibição de menores de idade em alguns shoppings sem a presença de um responsável.
Outros rolezinhos ainda viram virão, sendo em espaços públicos e privados, organizados e influênciados influenciados pela massa e o poder de persuasão das redes sociais. É cabível que ocorra uma pacificidade nos movimentos, os rolezinhos não podem ser proibidos quando agem de maneira correta de acordo com a lei. É necessária uma melhor política de segurança, em caso dos rolezinhos deixem de ser um movimento de contato e integração social e passe a ser uma forma de desordem, saques e ameaças para o bom funcionamento do meio público e privado.
Comentários do corretor
Atenção para a grafia correta das palavras, o uso da crase e a pontuação do texto.
A redação aborda o tema proposto com coerência e boa argumentação.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |