É algo extremamente comum encontrar um ou mais grupos de jovens reunidos em um passeio por shopping centers. No entanto, há uma grande surpresa ao se deparar com milhares de jovens reunidos em um mesmo estabelecimento. Esses encontros, popularmente conhecidos como ‘rolezinhos’, ficaram famosos nos primeiros meses desse ano.
Desde sempre os jovens buscam por diferentes formas que satisfaçam suas necessidades de lazer. Em uma era movida pela tecnologia, nada mais previsível que esse lazer seja facilmente encontrado e programado através da internet, mais especificamente, das redes sociais. Foram elas as ferramentas necessárias para organizar os famosos ‘rolezinhos’. Milhares de jovens confirmaram presença nos eventos, criados com o intuito de pura diversão. O problema é que essa diversão de alguns, terminou por ameaçar a diversão de outros. É claro que qualquer um se sentiria intimidado ao encontrar diversos jovens unidos em um só local. Apesar de não estarem fazendo nada de errado, o que assusta é a quantidade - alguns dos encontros reuniram mais de 3 mil jovens.
Definidos como um ‘grito pela liberdade’ pelos seus idealizadores, os ‘rolezinhos’ são vistos com maus olhos por grande parte da população, tendo sido até proibidos em alguns locais. É normal que esses encontros sejam mal interpretados, uma vez que os índices de violência e o número de jovens criminosos crescem cada vez mais em nossa sociedade.
A solução encontrada pelas autoridades foi a apropriação de um espaço específico para esses encontros, frequentados em sua maioria por jovens de classe mais baixa. Dessa forma, há uma garantia do bem estar daqueles que frequentam outros estabelecimentos comerciais, inclusive lojistas, e a utilização de um espaço mais adequado para que os jovens realizem suas populares ‘festas’.
Comentários do corretor
Bom texto! Coerente com a proposta, objetivo, claro e bem estruturado. Atenção apenas à concordância de número (singular e plural).
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |