Em algumas regiões do Brasil, como no Nordeste (principalmente na microrregião do Sertão), o período das chuvas é considerado como um momento de grande alegria, (.) porém, nas grandes cidades, o mesmo período, corresponde a um momento de tragédias que são causadas pelas enchentes.
Por apresentarem um histórico de grandes enchentes, as grandes cidades proporcionam condições ideias para as enchentes, entre elas, a poluição urbana é um fator importante, já que o lixo das ruas entope a bueira* (valas reponsáveis por escoar a água da chuva) e assim, a água não tem para onde escoar, o que causa as enchentes que trazem consequências que podem ser irreparáveis tanto para a população ou até mesmo para o meio ambiente. Entre as suas consequências, as mais comuns são: desaparecimentos, desabamentos, pessoas que ficam desabrigadas e sujeitas a todo e qualquer tipo de doença e ilhadas sem socorro médico, e além disso, as enchentes podem causar danos ambientais que podem ser ou não ser reparáveis.
Contudo, há uma forma simples de prevenir as enchentes, ações simples como a despoluição dos centros urbanos, não construir moradias (em) áreas de risco de desabamentos e em áreas próximas a rios cujo nível fica acima do normal rapidamente são formas de prevenir as enchentes.
Comentários do corretor
* Bueira: Buraco, na parte inferior da embarcação, para esgotar as águas quando a embarcação é içada. Observe que, de acordo com a definição do dicionário, o termo está incoerente neste contexto. Opte por bueiro.
O texto aborda o tema, porém não extrapola o senso comum. Elabore melhor seus argumentos, pesquisa sobre o tema.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |