Os cursos de água tem têm características próprias de cheias e secas que dependem da região e das condições climáticas, contudo a ação antrópica as os modifica trazendo sérios prejuízos à natureza e à sociedade.
Os rios, lagos, lagoas, (e) córregos... ficam cheios ou vazios dependendo da época do ano e do regime de chuvas da localidade. Logo suas margens não são estáticas, mas como a maior parte do tempo elas ficam secas é comum a ocupação desordenada pelo homem.
O crescimento das cidades e o encarecimento das moradias fazem com que as pessoas ocupem áreas de risco próximas de rios ou em encostas. A impermeabilização do solo, formação de ilhas de calor com as construções em concreto, o lançamento de lixo nas ruas e desmatamento das margens de rios são exemplos de ações antrópicas que provocam enchentes. A maioria das cidades brasileiras passam por este problema e a cada ano a situação parece piorar. O estado capixaba teve destaque nos noticiários recentemente devido a à morte de dezenas de pessoas por causa dos alagamentos. Em Minas e no Rio de Janeiro também (houve) muita destruição.
Poderíamos dizer que os prejuízos causados pelas enchentes seriam “má sorte” se apenas condições naturais fossem determinantes, entretanto é a “má conduta” que vigora. Para prevenir é preciso um trabalho educativo e formulação de políticas públicas que corrijam este desvios de conduta.
Comentários do corretor
Bom texto, porém a conclusão deveria ter sido melhor elaborada. Cria-se uma expectativa durante toda a leitura e a conclusão pobre em exemplos frustra o leitor.
Atenção ao uso da crase e à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino).
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |