Enchentes brasileiras: má sorte ou má conduta? - Banco de redações


Enchentes: quais são suas causas e como preveni-las?

Enviada em: 23/01/2014

Status:

Corrigida
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Os cursos de água tem têm características próprias de cheias e secas que dependem da região e das condições climáticas, contudo a ação antrópica as os modifica trazendo sérios prejuízos à natureza e à sociedade.

            Os rios, lagos, lagoas, (e) córregos... ficam cheios ou vazios dependendo da época do ano e do regime de chuvas da localidade. Logo suas margens não são estáticas, mas como a maior parte do tempo elas ficam secas é comum a ocupação desordenada pelo homem.

            O crescimento das cidades e o encarecimento das moradias fazem com que as pessoas ocupem áreas de risco próximas de rios ou em encostas. A impermeabilização do solo, formação de ilhas de calor com as construções em concreto, o lançamento de lixo nas ruas e desmatamento das margens de rios são exemplos de ações antrópicas que provocam enchentes. A maioria das cidades brasileiras passam por este problema e a cada ano a situação parece piorar. O estado capixaba teve destaque nos noticiários recentemente devido a à morte de dezenas de pessoas por causa dos alagamentos. Em Minas e no Rio de Janeiro também (houve) muita destruição.

            Poderíamos dizer que os prejuízos causados pelas enchentes seriam “má sorte” se apenas condições naturais fossem determinantes, entretanto é a “má conduta” que vigora. Para prevenir é preciso um trabalho educativo e formulação de políticas públicas que corrijam este desvios de conduta.

            

Comentários do corretor


Bom texto, porém a conclusão deveria ter sido melhor elaborada. Cria-se uma expectativa durante toda a leitura e a conclusão pobre em exemplos frustra o leitor.

Atenção ao uso da crase e à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino).

Continue exercitando sua escrita!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente