Sabemos que hoje as enchentes é são um dos fenômenos que mais destrói, deixa pessoas desabrigadas e muitas das vezes até mata. Todos os anos pessoas são retiradas de suas casas e levadas para abrigos as às pressas porque em questão de horas suas casas foram invadidas pela água. Mais Mas afinal, podemos evitar isso? Será que só as chuvas são responsáveis por tudo isso?
Entretanto, a chuva influencia muito nas enchentes, mais mas não é só ela que contribui para que isso ocorra. Geralmente as grandes enchentes ocorrem mais nas grandes cidades, aonde ocorre há um grande fluxo de poluição. Os lixos jogados nas ruas entopem os bueiros fazendo com que no período de grandes chuvas a água não tenha para onde escorrer, (.) pensando por esse lado, a chuva ainda é a única que faz todos esses estragos?* Sem falar que as enchentes acarretam (ainda) outros problemas, como, deslizamentos de terras e doenças trazidas pelas águas (mais comum a leptospirose). Para mudarmos isso, temos que nos conscientizar de que chuva é uma coisa natural, não dá para controlarmos ela. O que devemos pensar um pouco é nas outras coisas que influenciam isso também. Não custa nada poluir menos e pensar nas consequências que viram virão junto com ela.
Diante disto, concluimos que as enchentes não é são causadas somente pelas chuvas, e que as passoas também provocam isso sem pensar no que pode acontecer. As chuvas servem para o bem e não para tirar vidas de pessoas e sonhos que muita das vezes demoraram anos para se realizar, e hj** ver as águas levarem tudo!
Comentários do corretor
Mais: conjunção aditiva. Mas: conjunção adversativa. Os sentidos são totalmente diversos. Atenção!
*Essa observação já foi feita no início do parágrafo. Evite a repetição de ideias, que torna o texto redundante.
** Cuidado com a linguagem de internet!! Em uma dissertação, é preciso usar a língua padrão.
Atenção para a concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural), para a grafia correta das palavras, o uso coerente de conjunções e a conjugação correta dos verbos. O tema foi abordado de forma satisfatória, porém as falhas na escrita tornaram alguns trechos incoerentes.
Continue exercitando.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |