Grandes acontecimentos fenômenos têm sido tido destaque bastante falados como nunca(,) tinham visto antes como: terremotos, erosões e principalmente as enchentes, (.) isso porque a falta de A conscientização de alguns nunca foi bem trabalhada, a educação no mundo hoje criado pelo próprio ser humano tem dados tido grandes avanços enquanto cidade, país, porém não tem educado muito sobre o valor essencial da vida.
Apesar de não estarmos entre os melhore países do mundo temos evoluído muito; mas para que tudo isso possa ser pleno e durável deve haver sempre um bom planejamento do que se vai fazer em um determinado local, (.) sabemos que a maioria dos calçamentos e construções em vários lugares tem têm causado grandes alterações no clima do nosso planeta, além disso, tem prejudicado prejudicando bastante principalmente a natureza. Mas será que alguém se importa quanto a isso?
Muitos dos atos humanos têm contribuído para tais incidentes no mundo. Além das diferenciações do clima (,) outro exemplo que tem causado as enchentes é a falta de educação de uma maioria em querer poluir o meio em que se vive; (.) nesse aspecto é de se saber as sabível que futuras catástrofes que poderá poderão vim vir a ocorrer, (;) com tanto entulho de lixos deixados nas ruas é evidente o tamanho do problema quando os rios vierem a encher e derrubar casas e cidades.
Não é uma tarefa fácil prevenir tais acontecimentos (,) até porque não são apenas um ou dois fatores que contribuem para isso, (.) Mas há várias coisas que poderiam ser feitas como conscientização de lixo no lixo, (e) construções de casas(,) e prédios, avenidas e ruas, com planejamentos prescritos e que não viessem a interferir tanto no clima nem na natureza, (.) na verdade é evidente que quase tudo no mundo só acontece por falta de planejamento e compreensão, até que as coisas aconteçam em sua casa.
Enfim (,) não adianta colocar culpa no outro se problemas como o das enchentes também é são responsabilidade nossa, (.) claro que a preocupação a e atenção de nossos governadores são essenciais(,) mais mas muitas coisas (devem) parte partir da população, (.) deixar que tragédias como essa continuem a acontecer, deixar que pessoas morram sem poder viver mais um pouco é egoísmo nosso, (.) estar está mais que na hora de uma mobilização mundial quanto (a) essas causas que tanto chocam o mundo todo.
Comentários do corretor
O texto fala de desastres naturais de forma geral, não apronfundando no tema proposto, que são as enchentes. Além disso, problemas de pontuação e concordância tornaram o texto truncado, difícil de ler e com ideias pouco claras.
Atenção à proposta e à norma padrão da escrita. A dissertação exige um texto impessoal e com argumentação clara.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 2.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |